Textos
Técnicos
COMO CORRIGIR UM ARQUIVO DE
DADOS DANIFICADO
Se você está tendo dificuldades em gravar informações do sistema, recebendo mensagens de erro ou percebendo que as informações desaparecem após a gravação, isto pode significar que o arquivo de dados esteja danificado.
O Doctor's Office possui um utilitário do sistema que permite corrigir problemas que por ventura tenham ocorrido nos arquivos de dados. Este utilitário é chamado de "Corretor de arquivos danificados", e deve ser usado sempre que você recebem uma mensagem do tipo "Erro de
letura/gravação" quanto tentar gravar um dado qualquer.
Antes de corrigir um arquivo danficado, você deve ser certificar de 3 coisas:
1. nenhum outro computador pode estar utilizando o Doctor's Office
2. você deve saber o nome do arquivo que está danificado
3. prefira fazer a correção no computador servidor da rede
Para descobrir o nome do arquivo, você deverá anota-lo quando recebe uma mensagem de erro ao gravar em alguma janela do sistema. Geralmente, a mensagem irá informar para você o nome do arquivo na forma "Erro de leitura/gravação no arquivo C:\DOCTORS\DADOS\PACIENTE.DAT". Somente o último nome após a "\" é importante (neste caso PACIENTE.DAT). Geralmente os nomes dos arquivos terminarão com PACIENTE.DAT, HISTORIC.DAT e CONSULTA.DAT.
Se você estiver com dúvida sobre qual arquivo está danificado, entre em contato com nosso suporte técnico
(clique <aqui> para saber como).
Com o nome do arquivo em mãos, faça o seguinte:
1. escolha no menu principal a opção "Utilitários"
2. escolha agora a opção "Corrigir arquivo danificado" - deve ser a última opção
3. será aberta a janela de correção de arquivos. Leia atentamente o que está escrito na janela e clique no botão Próximo.
4. escolha na lista de arquivos o arquivo que está danificado (por exemplo, PACIENTE.DAT).
5. clique no botão "Corrigir". Dependendo do número de atendimentos que você tem, poderá se passar alguns minutos até que a correção comece. Quando ela começar, você verá um indicador de andamento da correção e poderá ter uma previsão de quanto tempo será necessário para corrigir o arquivo.
6. quando a correção terminar, verifique o número de registros corrigidos e a mensagem final do corretor. Ela lhe mostrará algo como "Arquivo corrigido com sucesso" ou "Arquivo corrigido com sucesso parcial" ou "Arquivo não foi corrigido com sucesso".
7. se o número de registros corrigidos for menor do que o total de registros, entre em contato com nosso suporte técnico. Não faça a correção do mesmo arquivo novamente.
8. clique no botão "Corrigir outro" para corrigir outro arquivo ou no botão "Cancelar" para fechar o corretor e voltar ao Doctor's.
Tente agora realizar a operação que apresentava problemas novamente.
Clique <aqui> se os arquivos da sua clínica estão se danificando com muita
frequência.
|