Veja também as
novidades da Revisão 2 e
Revisão 3. Atualizando para a
última revisão você automaticamente instalará todas as melhorias de uma
só vez !
Mudanças da
Revisão 1 do Doctor's Office 2004
n
Criado um campo para observações na janela de registro de visitas
(atendimentos). Isto permite que observações pertinentes somente aquele
atendimento sejam registradas mais facilmente, evitando-se de colocar
estas observações nas observações gerais do paciente.
n
Ainda na janela de visitas, Doctor's agora mostra nesta janela usuário
que inseriu originalmente a visita e em que data. Isto permite um melhor
controle de auditoria, caso exista dúvidas sobre quando e por quem uma
visita foi criada.
n
Novo campo CRM do médico responsável na janela de internação. Está
informação é útil para fins de faturamento e exportação de dados
para o formato ABRAMGE.
n
Agora é possível o envio de receitas por e-mail. Assim o médico pode
reenviar uma receita que o paciente perdeu mais facilmente ou repetir a
mesma receita anterior, apenas enviando-a por e-mail.
n
Aumentado limite do tamanho máximo de uma observação para um paciente,
que antes era de 1000 caracteres (cerca de 15 linhas). Aumentado para
10000 (cerca de 150 a 200 linhas).
n
Criada nova permissão no controle de acessos para permitir que um grupo
tenha ou não permissão de retirar um paciente da espera.
n
Criada nova permissão no controle de acessos para permitir que um grupo
tenha ou não permissão para criar/alterar/eliminar guias da janela de
observações do paciente.
n
Editor interno do sistema agora suporta macros de ficha de cadastro e de
histórico, caso o editor seja aberto e exista uma ficha de paciente
ativa.
n
Suporte para impressão dos campos de ficha RG, CPF e E-Mail.
n
Na lista de espera, acrescentada coluna "Idade" que
mostra a idade do paciente que está aguardando o paciente. Isto permite
ao médico ver se existem pessoas muito idosas aguardando, ou no caso de
oftalmologia, verificar se é necessário dilatar ou não pupila do
paciente (o que pode variar dependendo da idade).
n
Na visualização dos pagamentos de um pacientes, através do botão
"Ver | Pagamentos" da ficha de cadastro ou botão "Ver
pgtos" da visita, criados botões "Novo", "Alterar"
e "Eliminar", que permitem ao usuário manipular os
pagamentos do paciente que acabaram de ser lançados. As permissões para
a utilização destes botões estão disponíveis no módulo de acessos do
sistema.
n
Criado botão ao lado do CPF para checar manualmente a validade de um CPF
digitado.
n
Criado botão "Ver pagamentos" na janela de visitas de
forma a permitir que durante o registro de visitas seja possível
visualizar pagamentos feitos pelo paciente, pagamentos atrasados e etc.
n
No botão "Visitas" da janela de marcação de horários na
agenda, Doctor's agora mostra também o médico que realizou o
atendimento.
n
Na janela de enviar avisos, criado botão "enviar para o próprio usuário",
para facilitar o envio de recados/avisos para o próprio usuário atual,
facilitando o uso do quadro de avisos para armazenar lista de tarefas e
recados.
n
Clicando-se 2x sobre uma foto mostrada na ficha de cadastro agora amplia a
foto em uma janela de imagens separada, permitindo visualizar com maiores
detalhes a foto.
n
Criadas duas novas opções no menu Cadastro do módulo de Portaria,
"Centros de custo" e "Centros de receita", para
permitir o cadastramento destas informações sem a necessidade de abrir o
módulo financeiro.
n
Em versões anteriores, botão "Atender" tinha funcionamento
diferente dependendo de ser pressionado no módulo do médico ou portaria.
Alterado para ser sensível ao tipo se usuário. Assim, se usuário não
for médico, o botão "Atender" abre ficha + registro de
visitas. Se usuário for médico e estiver no módulo de consultório,
abre ficha + chama paciente + retira da lista de espera.
n
Suporte a nova macro @CODBARRAS para impressão de códigos de barras na
impressão de etiquetas/envelopes/textos na impressão da ficha e na
internação do paciente. Isto permitirá a impressão de etiquetas e
textos com códigos de barra, que poderão ser usados para identificar
mais facilmente os pacientes. São suportados 19 tipos diferentes de códigos
de barras. Se o tipo não é informado, é gerado um código no formato
128 com seleção automática. Também é possível indicarmos a largura e
altura que o código de barras deve ser mostrado/impresso.
. @CodBarras(<valor>) => Ex.: @CodigoBarras(1234)
. @CodBarras(@Numero) => Ex.: Gera um código de barras para o código
do paciente no formato 128 automático.
. @CodBarras(<Valor>,<Tipo codigo
barras>) => Ex.: @CodBarras(123,13) => EAN-13
<Tipo codigo barras> pode
ser:
1 - 2 de 5
2 - 2 de 5 intercalado
3 - 3 de 9
`
4 - Codabar
5 - 3 de 9 extendido
6 - 128A
7 - 128B
8 - 128C
9 - UPC-A
10 - MSI (Pressey)
11 - Codigo 93
12 - Codigo 93 extendido
13 - EAN-13
14 - EAN-8
15 - PostNet
16 - ANSI 3 de 9
17 - ANSI 3 de 9 extendido
18 - Code 128 com seleção automatica entre 128A, 128B ou 128C
19 - UCC/EAN-128
. @CodBarras(<Valor>, <Tipo codigo
barras>, <Largura:Altura>)
Ex.:
@CodBarras(123,12,5:1) => 5cm de largura e 1cm de altura.
n
Criada opção "Zerar quantidades no estoque" no módulo de
estoque que permite zerar todas as quantidade do estoque central de uma só
vez. Somente usuários com poderes de super usuário tem permissão para
utilizar esta opção. Útil no início do uso do módulo de estoque,
quando podem existir itens com quantidade negativa ou errada. Após zerar
as quantidades, deverá ser feita uma contagem do estoque atual e digitação
dos valores encontrados no campo de quantidade. Após o inventário
inicial, é aconselhável desligar a opção que permite a digitação
direta das quantidades dos itens, sendo que a sua alteração deve ser
feita sempre pelas opções de entrada e saída do estoque, de forma a
gerar movimento.
n
Opção no módulo de estoque para importar arquivo de estoque do Doctor's
Office ou TXT.
n
Na janela de entrada do estoque, criada opção "Destino"
onde podemos escolher agora para qual estoque a entrada será feita.
Anteriormente as entradas eram sempre feitas para o estoque central e
depois transferidas para outros estoques. Agora é possível fazer a
entrada direto para um outro estoque, evitando este passo adicional em clínicas
pequenas.
n
Nos relatórios de notas fiscais, acrescentado novo critério "Nota
fiscal" para gerar o relatório. Desta forma podemos gerar um relatório
contendo apenas uma determinada nota fiscal escolhida.
n
Nos relatórios de estoque e de movimento, é impresso agora no cabeçalho
do relatório o nome do estoque sendo impresso e o nome do grupo de itens.
n
Na entrada do estoque, na opção para buscar uma nota fiscal, agora é
possível também buscar pelo número do pedido.
n
Criada opção na janela de relatórios do estoque para imprimir valor de
custo junto com valor 1 e valor 2.
n
Retirado o botão "Transferir" ao lado dos estoques adicionais
na janela de manutenção de itens no estoque. Este botão tinha a mesma
utilização da opção de "Saída" do estoque, que é o local
mais recomendando para realizar transferências. A duplicidade da função
estava causando confusão entre os usuários.
n
Por padrão, campo nome do item na janela de manutenção do estoque está
desabilitado para alterações. Criado agora botão com cadeado ao lado do
campo nome que permite a alteração do nome, semelhante a forma como
funciona o cadastro de pacientes. Isto foi feito para evitar alterações
no nome do item de forma acidental.
n
No módulo financeiro, se vários lançamentos forem selecionados, ao se
clicar no botão "Eliminar",
todos os lançamentos selecionados são eliminados (com mensagem de
confirmação).
n
Aviso de "Você tem x contas a pagar/receber"
leva agora em consideração as contas de sab/dom se for segunda.
n
Se conta deve ser paga hoje, um pequeno ícone (sino) é mostrado ao lado
do valor da conta, facilitando a visualização de compromissos de hoje.
n
Na análise financeira, criada opção para mostrar contas do mês atual,
que agora passou a ser a opção padrão para análise.
n
Na conta bancária do tipo "Caixa", criada opção para marcar
quais grupos e usuários tem acesso a este caixa.
n
Ao imprimir extrato bancário, impressão agora mostra conta sendo
impressa e saldo inicial da conta.
n
Criada a opção "Mostrar total diário" na visualização do
extrato bancário. Quando ligada, Doctor's mostrar o total para cada dia,
facilitando a visualização desta informação.
n
Criado campo "Próximo lançamento será em:" nos lançamentos
automáticos, permitindo assim indicarmos a partir de quando será feito o
primeiro lançamento. Este campo é atualizado automaticamente a cada lançamento
automático efetuado, informando sempre quando será lançado o próximo
lançamento.
n
Acrescentado o campo "Forma de pgto" nos lançamentos automáticos,
assim, quando um lançamento automático for feito, já será inserido com
a forma de pagamento correta.
n
Nos relatórios do módulo financeiro, colocada opção para filtrar por
banco/conta bancária para todos os relatórios.
n
Ao mostrar lançamentos, mostra em vermelho lançamentos vencidos mesmo se
ligada opções "Somente não pagos", "Vencidos",
"Atrasados". Anteriormente somente mostrava em vermelho se
ligada opção "Todos".
n
Novo controle de caixa integrado ao módulo financeiro.
l
é possível o cadastramento de contas do tipo caixa, alem de contas bancárias.
É possível, por exemplo, criar um caixa geral e caixas para recepções,
exames, central de internação e qualquer outro local onde exista
recebimento de valores.
l
criada nova guia "Caixa" no módulo financeiro, que permite a
visualização somente dos lançamentos feitos em contas do tipo
"caixa".
l
os lançamentos feitos em contas do tipo caixa não são mostrados nas
guias normais de "Lançamento" e "Extrato bancário".
l
no caixa, os lançamentos são mostrados pela data de lançamento. Assim,
ao escolher um dia da semana, estaremos visualizando todos os lançamentos
feitos naquele dia, não importando o vencimento.
l
no módulo de portaria e consultório, criada opção Ver | Caixa,
que permite a visualização do caixa diário. Esta opção pode ser usada
em cada um dos locais onde exista entrada de recebimentos para conferência
e fechamento do caixa.
l
através do botão "Fechar caixa", disponível na
visualização do caixa pelo módulo de portaria, é possível fechar o
caixa do dia, não permitindo mais a entrada de lançamentos naquele caixa
para o dia atual.
l
através do botão "Transferir caixa" do módulo
financeiro, disponível na guia "Caixa", é possível a transferência
dos valores de um caixa para outro (geralmente o caixa central). Os
valores podem ser transferidos um a um, mantendo as informações do
paciente que gerou a receita, ou aglutinados por tipo de pagamento (total
em dinheiro, total em cheque).
l
é possível indicar para cada conta caixa quais grupos/usuários tem
permissão para lançar e visualizar o caixa.
l
com a nova opção de controle de caixa todas as informações financeiras
ficam centralizadas no módulo financeiro, que permite um controle total
em um só local de bancos, saldos, contas a pagar e receber, análise
financeira e controle de caixa da clínica/hospital.
n
Criados novos relatórios para módulo financeiro:
. Relatório de despesas por data de lançamento
. Relatório de entradas por data de lançamento
. Relatório de caixa
n
Novas opções de filtragem para relatórios de repasses
. Filtrar por local onde despesa foi efetuada
. Filtrar por status da despesa (lançada, faturada, repassada,
etc)
n
Nova opção no relatório de faturamento para filtrar por local onde
despesa foi efetuada
n
O relatório de faturamento Modelo Geral é possível agora ser
ordenado pelo campo "Guia".
DESPESAS/FATURAMENTO/REPASSES
n
Criada opção "Destacar títulos com hachuriado" na janela de
impressão de despesas. Isto permite desligar o efeito de hachuriado que o
Doctor's dá aos totais e alguns títulos. Em impressoras matriciais, este
efeito pode dificultar a leitura do texto.
n
Criada na janela de despesas opção para se indicar onde a despesa foi
feita. Os locais são obtidos através do cadastro de centros de receitas,
que pode ser feito no módulo financeiro do sistema. Isto permitirá novas
opções de filtragem em diversos relatórios, alem de permitir, por
exemplo, que se diferencie despesas realizadas em ambulatório, centro cirúrgico
ou SADT, que muitas vezes devem ser totalizados separadamente em relatórios.
n
Ao eliminar visita, Doctor's agora mostra mensagem perguntando se usuário
deseja também eliminar despesas correspondentes a visita (mesma data,
convênio e médico).
n
Acrescentado suporte a repasses por função diferenciados por categoria
(convênio). Desta forma é possível indicarmos agora uma forma de
repasse para convênios e outra para particular, por exemplo.
n
Doctor's agora cria um vinculo entre as despesas e a visita do paciente,
caso a despesa tenha sido lançada a partir de uma visita. Com isto, se o
paciente possui várias visitas com mesmo dia/médico/categoria e diversas
despesas diferentes lançadas em cada visita, abrindo as despesas a partir
das visitas mostrará agora corretamente as despesas lançadas em cada
visita. Anteriormente, Doctor's sempre mostrava a primeira despesa lançada,
sendo necessário visualizar as despesas e escolher manualmente a despesa
correspondente à visita.
n
Criada nova opção "Dividir valor entre profissionais" no
cadastro de procedimentos na guia "Repasses por função". Esta
opção está marcada por padrão, o que significa que para calcular os
repasses o Doctor's irá totalizar o valor dos procedimentos e dividir
este valor entre os profissionais indicados e o restante será considerada
a parte do hospital. Caso não esteja marcada, o Doctor's não irá
dividir o valor entre os profissionais, calculando o percentual de cada um
sem reduzir este valor do total. A opção desmarcada é usada, por
exemplo, nos casos de cirurgia, onde os profissionais recebem percentuais
sobre os procedimentos de forma independente uns dos outros.
n
Anteriormente, nas despesas, ao clicarmos no botão "Calcular
repasses" novamente após uma despesa já ter sido anteriormente
gravada, Doctor's limpava os nomes dos profissionais do repasse, obrigando
o usuário a ter que selecionar novamente estes profissionais. Agora, ao
se clicar no botão "Calcular repasses", os profissionais
anteriores são mantidos, apenas os valores são recalculados.
n
Doctor's agora suporta alteração manual dos valores de repasses gerados
após o pressionamento do botão "Calcular repasses".
n
Doctor's agora suporta inclusão manual de repasses. Anteriormente os
repasses lançados manualmente não eram mostrados nos relatórios.
n
Criado na janela de cadastro de categorias guia "Outras informações"
onde é possível agora se indicar valor pago pelo convênio para cada
porte anestésico, de forma a possibilitar cálculo automático do valor
do anestesista no momento do lançamento das despesas. Ao se lançar os
honorários de uma despesa, se a função do profissional for
"ANESTESISTA", e tiverem sido indicados os valores e percentuais
no cadastro da categoria do paciente, Doctor's calculará o valor
automaticamente. O cálculo também será feito corretamente mesmo quando
o paciente realizou diversos procedimentos ao mesmo tempo, podendo-se
indicar se os procedimentos utilizaram a mesma via de acesso, outra via ou
bilateral.
n
Criado no cadastro de categorias, na guia "Informações
adicionais", forma de indicarmos o percentual usado para cada tipo de
leito existente. Assim é possível configurarmos o sistema para calcular
automaticamente o valor de honorários com um multiplicador de 2x para o
caso do paciente estar em acomodação superior, como apartamentos ou UTI.
Este valor pode ser indicado para cada convênio, permitindo a adaptação
caso exista algum convênio que pague valores diferentes para cada tipo de
acomodação. O valor colocado deve ser feito em percentuais. Para
enfermaria, coloque 100% (valor normal). Para acomodação superior,
coloque 200% (2x) ou o valor apropriado.
n
Na janela de lançamento de despesas, Doctor's agora mostra o leito onde o
paciente está, caso ele esteja internado. Mostra também o percentual
pago pelo convênio para este tipo de acomodação, caso tenha sido
cadastrado no convênio. É possível também alterar manualmente o
percentual para o tipo de acomodação do paciente. Os lançamentos feitos
após a alteração, obedecerão ao novo percentual.
n
No lançamento de despesas, Doctor's agora calcula automaticamente acréscimos
dependendo do tipo de acomodação do paciente. Os percentuais pagos podem
ser cadastrados em cada convênios para cada tipo de acomodação.
n
Criado na janela de cadastro de procedimentos, campo "Local de
realização", contendo lista com centros de receita. Através deste
campo podemos indicar onde normalmente é realizado o procedimento, assim,
ao lançarmos despesas, escolhendo este procedimento o local será
automaticamente ajustado.
n
Ao lançar o primeiro procedimento na janela de despesas, caso este
procedimento tenha o campo "Local de realização" escolhido no
cadastro de procedimentos, Doctor's irá preencher de forma automática o
campo "Local" da despesa. Note que o primeiro procedimento é
considerado o procedimento principal, e somente o local deste procedimento
será considerado.
n
Caso o paciente esteja internado, e a opção "Imprimir dados de
internação" esteja marcada na janela de impressão de despesas, é
impresso um novo cabeçalho ao imprimir as despesas, mostrando as informações
de forma mais organizada e com mais detalhes sobre a internação.
n
A janela de manutenção de procedimentos fica agora inicialmente em modo
de busca, permitindo pesquisar mais facilmente e evitando que usuários
distraídos alterassem o nome do procedimento imaginando que estão
fazendo uma pesquisa.
n
Na impressão de despesas quando paciente internado, acrescentado para
imprimir informação do leito/quarto onde o paciente foi/está internado.
n
Criado mais um campo Data/Valor na orelha "Pagamentos e
repasses" na janela de despesas. Estava ocorrendo necessidade de
parcelamento em 4x em alguns casos. Criado também botões ? para
acesso ao calendário nos campos de data, para facilitar preenchimento
desta informação manualmente.
n
Na internação, no campo "Médico responsável", Doctor's agora
usa o cadastro de profissionais ao abrir a lista de médicos. Isto
facilitará o uso do sistema, já que em geral, os médicos já estarão
cadastrados.
n
Na janela de lançamento de despesas, é possível agora se indicar em
qual estoque vai ser dada a saída dos materiais/medicamentos lançados,
no caso de baixa automática. Anteriormente, a saída era sempre feita do
estoque central. Isto é útil no caso de locais onde o centro cirúrgico/posto
de enfermagem lança diretamente os itens usados em uma cirurgia, e
necessita já dar baixa no seu estoque, sem ter que manualmente realizar a
saída dos itens, duplicando o trabalho.
n
Criados 5 pequenos botões de lançamentos rápidos na janela de despesas,
abaixo dos procedimentos. Podemos programar estes botões com os
procedimentos mais utilizados na clínica/hospital, assim o lançamento
pode ser feito mais rapidamente, apenas pressionando o botão
correspondente. Para programar um botão, apenas lance normalmente o
procedimento e clique em um botão "vazio". A cor do botão será
trocada para azul e posicionando-se o mouse sobre o botão, mostrará
quais os procedimentos estão associados ao botão. Para limpar um botão,
clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse e escolha "Limpar
procedimento". Note que vários procedimentos podem estar associados
a um botão, sendo possível então agilizar o lançamento de um grupo de
procedimentos que é sempre feito em conjunto.
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Na guia "Materiais/Medicamentos" inicialmente eram suportados até
100 itens por padrão. Usando o botão de inserir linhas, era possível
inserir manualmente mais linhas. Aumentado este valor padrão para 200
linhas, para facilitar a inserção dos itens em locais com grande número
de lançamentos para mat/med.
n
Nas janelas de manutenção de procedimentos, categorias, taxas e estoque,
o campo nome está agora bloqueado para alteração. Para alterar o nome
do registro atual é necessário liberar o campo nome clicando-se no botão
de cadeado, semelhante ao existente na ficha de cadastro de pacientes. O
objetivo é diminuir a probabilidade do usuário acidentalmente trocar o
nome de um item existente achando que está na verdade procurando. Isto
também evita de acidentalmente usuário digitar um caractere no início
do campo, dificultando se encontrar novamente o item e levando usuário a
cadastrar-lo novamente.
n
Doctor's estava permitindo cadastramento de dois procedimentos com nomes
idênticos, o que poderia causar problemas para o usuário no momento de
escolhe-los.
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