n
Suporte ao novo formato 2.02.03 de exportação XML TISS
n É possível agora a impressão simplificada de medicamentos no
modelo de "Receituário de Controle Especial". No cadastro de
medicamentos para receita, existe agora a opção "Usar receituário
especial", que pode ser marcada nos medicamentos que o médico desejar
imprimir neste tipo de receituário. Nada mais precisa ser feito. Quando
um medicamento com esta opção marcada é selecionado, ao clicar no botão
Receita, já na janela com a prescrição será mostrado o titulo especial
da receita, os dados de identificação do emitente, o paciente e seu
endereço (tirado da ficha). No rodapé serão impressos os dados para
preenchimento do comprador e do fornecedor, conforme modelo da
ANS/ANVISA.
n
Nas despesas do sistema, agora é possível indicar em uma mesma
despesa/guia, que algum profissional não participou de todos os
procedimentos. Anteriormente o sistema considerava que todos os
profissionais de uma despesa participaram de todos os procedimentos
listados. Agora é possível através do botão de reticências na coluna
marcada como "P" (Participação) indicar exatamente em quais
procedimentos cada profissional participou. O valor que o profissional
irá receber será automaticamente recalculado. As guias TISS de honorário
(caso ser faturamento direto) serão impressas levando esta informação em
consideração, assim como o XML gerado.
n
No cadastro de procedimentos, criadas as opções "Procedimento médico" e
"SADT" que permitem classificar se um procedimento é de SADT ou não.
Esta classificação pode agora ser usada no cadastro de categorias para
indicar se o valor do procedimento sofrerá influência do % para leito
superior (apartamento) e % para emergências/horário especial. Geralmente
procedimentos classificados como SADT não sofrem acréscimo de leito
superior.
n
No cadastro de procedimentos, é possível agora indicar para cada tabela
de preços, um valor para o custo operacional do procedimento. O custo
pode estar em R$ ou outra unidade. Este valor será multiplicado pelo
valor indicado no campo UCO (Unidade de Custo Operacional). Se o valor
estiver em reais, apenas coloque o UCO=R$ 1,00, caso contrário, indique
o valor para cada unidade (R$11,50 por exemplo). Um valor de UCO zerado
indica que o convênio não paga o custo operacional para o procedimento,
apenas os honorários médicos.
n
No cadastro de procedimentos, um ícone de cadeado é mostrado ao lado do
nome de uma tabela de preços para indicar que os valores desta tabela
não podem ser alterados, sendo apenas uma tabela de referência, onde
outras tabelas devem ser criadas baseadas nesta tabela. O ideal é que
tabelas como AMB92, AMB96, TUSS e CBHPM sejam configuradas para não
permitir alteração de valores, sendo usadas apenas como base para
criação de tabelas específicas para cada convênio.
n
No cadastro de procedimentos, as tabelas de preços agora são mostradas
em ordem alfabética, com as tabelas não alteráveis sendo mostradas
primeiro.
n
No cadastro de procedimentos, criada uma nova coluna nas tabelas de
preços, com o ícone de um lápis. Clicando 2x em uma linha nesta coluna,
marca a linha como tendo um valor manual para o procedimento nesta
tabela. Isto significa que o valor do procedimento será lançado
exatamente como foi digitado, sem ser multiplicado pelo fator
multiplicativo do convênio e sem somar custos operacionais, caso
existam. Marcar um valor com o lápis (valor manual) é útil quando o
convênio fixa o valor de um procedimento em um valor determinado,
independente de qualquer outro dado. Isto é muito comum nos casos de
alguns procedimentos, como a consulta, por exemplo, onde todos os
procedimentos obedecem a tabela, menos a consulta, que tem um valor
fixo. Neste caso, é possível agora apenas digitar o valor final do
procedimento e marcar a coluna "valor manual" (lápis). Ao lançar este
procedimento na despesa, o valor será exatamente o valor indicado.
n
Teclas CTRL-C e CTRL-V agora funcionam ao copiar código e valor na
tabela de preços de procedimentos.
n
No cadastro de categorias, na aba "Opções especiais", é possível agora
indicar que o percentual para leito especial (geralmente apartamento)
será aplicado apenas para procedimentos marcados como "Procedimentos
médicos", não sendo aplicados em procedimentos do tipo SADT, o que é o
normal para grande parte dos convênios.
n
No cadastro de categorias, na aba "Opções especiais", criada opção
"Acrescentar % nos dias/horários especiais", onde é possível indicar o
valor deste percentual (geralmente 30%). Caso na janela de despesas a
opção “Dia/horários especial” esteja marcada, o valor do procedimento
será acrescido do percentual indicado.
n
No cadastro de categorias, na aba "Opções especiais", criada opção que
indica que o percentual para dia/horário especial será aplicado apenas
para procedimentos marcados como "Procedimentos médicos", não sendo
aplicados em procedimentos do tipo SADT.
n
Na janela de editor de textos do sistema, se uma impressora não
estivesse instalada, era mostrado um símbolo de + no final da página e
não era possível editar a partir deste ponto. Agora, se o computador não
tiver uma impressora instalada, sistema usa tamanho de página A4 para
permitir edição normalmente.
n
No exportador TISS, é possível agora exportar apenas os profissionais de
uma determinada função, permitindo exportar, por exemplo, apenas os
AUXILIARES, ou apenas ANESTESISTAS.
n
Criada nova opção na janela de despesas chamada "Dia/horário especial",
que indica que o atendimento ocorreu em um dia (sábado, domingo ou
feriado) ou horário (entre 19:00 e 07:00) considerado horário ou dia
especial em que pode ocorrer pagamento de percentual de acréscimo no
atendimento (geralmente 30%). Este percentual pode ser configurado no
cadastro de categorias (aba "Opções especiais"). Em novas despesas, o
sistema já marcará esta opção automaticamente nos sábados e domingos, e
caso o campo "Hora inicial" do atendimento na despesa seja preenchido e
o horário estiver dentro da faixa de horário especial.
O que fazer agora ?