Doctor's
Office TISS 2008 Revisão 1
TISS 2008 REVISÃO 1 (23/09/2008)
TISS
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No exportador TISS, criadas opções para permitir exportar apenas as guias
TISS onde o contratado executante é o prestador indicado no exportador.
Também é possível exportar apenas as guias onde o contratado não é o
prestador indicado. Isto é útil para descobrir, por exemplo, guias que estão
com o prestador errado.
n
No exportador TISS, ao visualizar pacientes/guias exportadas, nas guias de
consulta e SADT, é possível agora abrir diretamente no exportador a
janela de despesas referente a guia clicada, sendo possível alterar e
corrigir erros sem precisar fechar o exportador, abrir o sistema, encontrar
o paciente + guia. Isto permite diminuir consideravelmente o tempo de
correção de problemas e exportação com sucesso do faturamento.
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Nas guias TISS, agora é possível a impressão dos campos de observações
nas guias de CONSULTA (campo 37) e SADT (campo 64). As observações são
obtidas das observações da janela de despesas (botão Obs). Caso
existam outras observações na despesa que o usuário não quer que sejam
impressas na guia TISS, é possível colocar as observações desejadas dentro
da palavra chave TISS (observações). Somente o texto dentro
dos parênteses será impresso nas guias. Ex.:
Este texto
não será impresso
TISS(Este texto será impresso na obs da guia TISS)
Este texto tb não será impresso
n
Criada nova opção "Imprimir (com número da ficha)" no menu "Consultas"
da agenda médica que permite imprimir a agenda atual mostrando uma coluna
com o número da ficha dos pacientes.
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Na janela de manutenção de categorias, aba "Impressão TISS", é
possível agora indicarmos também para a guia "resumo de internação", os
campos que deverão ser impressos na guia.
n
Suporte a impressão do verso da guia de Resumo de Internação caso o
número de procedimentos ou profissionais ultrapassassem os limites da
primeira folha da guia.
n
Na janela TISS, se usuário clicar na mensagem que mostra o número de campos
obrigatórios não preenchidos, sistema agora mostra lista detalhada dos
campos, semelhante a lista mostrada ao clicar no botão "Imprime" da
janela.
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Criado novo campo "Fmt numeração" na aba "TISS" do cadastro de
categorias, que permite executar uma pós-formatação na numeração da guia.
Este campo é útil no caso de convênios que estão exigindo alinhamento da
numeração da guia à direita, com preenchimento de zeros. Isto pode ser feito
colocando neste campo um digito zero para cada dígito desejado. Por exemplo,
se o convênio exige que a guia 1 seja impressa como 000000001 (9 dígitos),
coloque no campo "Fmt numeração" o valor 000000000 (9 zeros). É possível até
mesmo indicar formatações sofisticadas. Para inserir um separador ou
qualquer valor que seja fixo, coloque-o após um caractere de barra
invertida. Por exemplo, para que a numeração siga o padrão 0650-000001, onde
0650 é um valor fixo, coloque a formatação como: \0\6\5\0\-000000
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Criada nova opção "Permitir campos obrigatórios vazios" na janela de
manutenção de categorias, na aba "TISS", que está marcada por padrão. Se
desmarcada, Doctor´s não permitirá gravação ou impressão em algumas janelas
se algum campo obrigatório do TISS não estiver preenchido.
n
Criada nova opção no exportador "Obter 'membro equipe' dos repasses",
que está ativada por padrão. Esta opção força o exportador a pegar todos os
dados de honorários dos profissionais usando os repasses e não os
profissionais realmente lançados nos honorários da despesa, caso estes
profissionais sejam pessoa JURÍDICA. Isto foi necessário porque com o padrão
2.01.03 do TISS, não está sendo mais possível exportar um profissional
pessoa jurídica como membro da equipe, o que era permitido anteriormente.
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Exportador agora exporta tag "cpf" em maiúsculas em alguns casos. Isto
ocorre devido a um erro no schema do padrão 2.01.03, que em apenas uma tag,
exige a tag <ans:CPF> em maiúsculas. Todos os outros lugares a tag deve ser
exportada em minúsculas.
n
No exportador TISS, criada nova opção "Totalizar honorários na tag
'<ans:procedimentos>' nas internações" na aba "Configurações especiais",
desmarcada por padrão. Esta opção deve ser marcada se o convênio exigir que
os honorários de todos os profissionais sejam totalizados para cada
procedimento dentro do XML de internação. A empresa “Orizon” parece estar
exigindo isto para alguns convênios.
FINANCEIRO
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No módulo financeiro, na janela de configuração do módulo, aba "Integração",
criada nova opção que permite que ao fechar uma fatura, sistema lance no
financeiro não apenas o total da fatura, mas cada paciente/guia
individualmente. Marcando esta opção, ao fechar uma fatura, uma nova janela
será mostrada onde é possível confirmar onde os lançamentos serão inseridos
(financeiro, pasta, conta, etc). Também é possível indicar em qual campo do
financeiro a guia do paciente deve ser inserida e também o preenchimento de
um valor opcional de lote, que também pode ser inserido nos campos de
documento de cada lançamento. Esta opção é útil para os clientes que usam o
módulo financeiro para controlar os pagamentos individuais feitos pelos
convênios.
n
No módulo financeiro, criado novo botão liga/desliga na análise financeira
que permite totalizar ou não os lançamentos sem pasta. Quando ligado
(padrão), caso existam lançamentos sem pasta, é criada uma linha chamada
"Sem pasta" onde estes lançamentos são totalizados. Anteriormente, estes
lançamentos não eram incluídos na análise financeira, levando muitas vezes o
cliente a achar diferenças nos valores da análise e nos valores mostrados
nas outras abas.
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Na janela de relatórios do módulo financeiro, acrescentado opção para
filtrar pelo campo "Transferência" dos lançamentos, permitindo
mostrar somente lançamentos do tipo transferência ou não.
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Na janela de relatórios do módulo financeiro, criadas novas opções para
filtrar relatórios pelos campos de documento.
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No módulo financeiro, novo botão de buscar/filtrar lançamentos criado
e disponível na aba "Lançamentos". Este botão quando pressionado, abre uma
nova opção que permite buscar/filtrar os lançamentos por
Fornecedor/Paciente, Documento 1, Documento 2 ou Documento Pgto. Após
executado o filtro, somente os lançamentos pertinente serão mostrados na
lista, sendo permitidas todas as operações normais com os mesmos. Existe
também uma opção "Somente faixa de datas ativa", que quando marcada,
mostrará somente os lançamentos dentro da faixa de datas escolhida. Quando
desmarcada, mostrará todos os lançamentos, não importando data, que
satisfaçam o critério de busca.
n
No módulo financeiro, criada nova opção "Baixar lançamentos selecionados"
no menu "Lançamentos", que permite baixar de uma só vez, todos os
lançamentos selecionados e não baixados. Esta opção é útil para a realização
de baixa de diversos pagamentos ou recebimentos feito de uma só vez no mesmo
dia ou com mesmos dados de pagamento (forma de pgto, conta, documento).
n
Novo botão na janela de "Procurar e baixar lançamentos" para imprimir
listagem de lançamentos encontrados na pesquisa.
n
Novo campo/coluna "Médico" disponível para visualização nos
lançamentos, que mostra o médico que gerou o lançamento. Esta informação é
gravada apenas se o lançamento foi feito pela visita ou despesa, ou foi
gerada pelo fechamento da fatura, exportando item a item.
n
No módulo financeiro, é possível agora a busca/filtro de lançamentos com
os critérios "Médico" e "Categoria". Estas opções de busca estão
disponíveis apenas para "Recebimentos".
n
No módulo financeiro, é possível marcar que uma pasta financeira pertence
ao arquivo morto. O ícone da pasta mostrará um "x" para indicar esta
condição (caso estejam visíveis). No menu "Pastas financeiras", foi criada a
nova opção "Não visualizar pastas do arquivo morto", para indicar se estas
pastas devem ou não ser mostradas no plano de contas. Este recurso é útil
para retirar pastas que não são mais serão usadas pelo financeiro sem
eliminar realmente as pastas, mantendo-as disponíveis para eventuais
consultas.
n
No módulo financeiro, criada nova opção "Ajustar dt. vencimento = dt.
pagamento" na janela de baixar lançamentos selecionados. Isto fará com que a
data de vencimento de cada lançamento baixado seja alterada para a data de
pagamento indicada na janela. Isto é útil para clientes que sempre ajustam a
data de vencimento para a mesma data que o pagamento foi feito.
ESTOQUE
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No módulo de estoque, é possível agora indicar o percentual de ICMS
usado no Brasíndice ao mostrar e importar os valores. Anteriormente,
Doctor´s sempre usava o valor do Brasíndice baseado em 18%. Agora é possível
usar os valores de 18% (SP, MG, PR), 17% (GO,PA,RS,BA,ES e vários outros) e
12%, que são os percentuais existentes no Brasíndice. Esta configuração é
indicada no módulo de estoque, no menu "Opções | ConfigBurar".
n
Na configuração no módulo de estoque (Opções | Configurar), novos
percentuais de ICMS para importação do Brasíndice foram criados (19% e Zona
Franca)
n
Na configuração no módulo de estoque (Opções | Configurar), criada opção
para a importação do Brasíndice "Usar novo formato (edição > 660).
Isto porque nas edições superior a 660, o Brasíndice mudou o formato dos
dados. Por padrão, Doctor´s está usando o novo formato, para permitir
importação das edições atuais. Para usar uma edição nova, marcar esta opção.
Para edições antigas, tanto faz a opção estar marcada ou não, o Doctor´s
mostrará ou importará os valores corretamente.
n
Suporte ao uso de leitor de código de barras (conector de teclado) na
janela de despesas (materiais/medicamentos). Caso o campo "código de
barras" do material/medicamento no estoque esteja com o campo preenchido, é
possível agora usar o leitor para lançar estes itens no estoque.
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No módulo de estoque, relatórios adicionais "Relatório pacientes por
produto" e "Itens por paciente" alterados para mostrarem a data de
validade do lote (caso exista).
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Criado novo relatório de estoque "Saídas por requisitante (Detalhado)"
que permite filtrar saídas de um requisitante / centro de custo / produto.
n
Relatório de pacientes por produto / lote alterado para permitir filtro
por produto e lote.
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Criado novo relatório de estoque "Produtos por data de validade", que
permite indicar uma faixa de datas de validade e listar todos os lotes dos
produtos com Dt. Validade dentro da faixa indicada.
PERMISSÕES/ACESSOS
n
Nova permissão de acesso "Lançamentos | Ver detalhes" criada para o
módulo financeiro, que permite associar aos grupos de usuários, permissão
apenas para visualizar os detalhes de um lançamento. Desta forma, é possível
agora, retirar a permissão de alteração de um grupo, mas permitir que ainda
seja possível aos usuários Visualizar os detalhes dos lançamentos, clicando
2x no lançamento, ou através de F4/Botão Ver.
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Criadas novas permissões de acesso para o financeiro para permitir
usuário desbloquear paciente com pendências financeiras e atender paciente
mesmo com pendências financeiras.
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Criada nova permissão de acesso "Responder mensagens" dentro do item "Enviar
mensagens". Com isto é possível tirar a permissão de um usuário para o envio
de mensagens, mas permitir mesmo assim que ele apenas responda as mensagens
que receber.
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Criada novas permissões de acessos para as despesas "Ver valores" e "Alterar
valores", permitindo ao administrador da clínica limitar o acesso na janela
de despesas aos usuários visualizarem ou alterarem valores de
procedimentos/taxas/mat/med/serviços e repasses. É possível limitar a
alteração do valor automático trazido pelo sistema, ou até mesmo impedir
toda a visualização dos valores e totais da janela.
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Criadas novas permissões de acesso para agenda médica, para permitir
ou não usar botões Copiar, Recortar e Colar agendamentos.
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Novas permissões para agenda médica, permitindo melhor controle dos
agendamentos
. Alterar
paciente agendado
. Alterar data/hora agendamento
. Alterar convenio
. Alterar tipo atendimento
. Alterar hora chegada
. Alterar paciente confirmado
. Remarcar
. Imprimir agendas
. Exportar agendas
. Enviar agenda por e-mail
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Novas permissões de acesso para outras opções do sistema
. Acesso ao menu
ajuda
. Ver manual/help do sistema
. Ver novidades
. Suporte tecnico
. Ver usuarios ativos
. Acessar menu 'Outros' utilitarios
n
Nova opção na transferência de caixa diário do módulo financeiro, que ao
transferir somente o total do caixa, permite separar os totais por pasta
financeira. Assim, o sistema irá totalizar separadamente as entradas do
caixa para cada pasta, e transferi-las separadamente.
OUTROS RECURSOS
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Criados novos tipos de atendimento na despesa, principalmente para
atender novas exigências do IPASGO: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia
e Serviços terceirizados
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Exportador do IPASGO suporta exportação dos novos tipos de fono,
fisioterapia, psicologia e conferência.
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Exportador IPASGO agora suporta exportação de despesa sem indicação do
procedimento.
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Na janela de detalhe dos avisos, criado menu de contexto (botão direito do
mouse) com opções para marcar aviso como lido/não lido, marcar todos como
lidos, eliminar aviso atual e eliminar todos os avisos.
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Ao imprimir visitas, campo "Hora" agora também é impresso.
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Novo relatório adicional de repasses criado: Resumo dos repasses por
profissional, que mostra apenas os nomes dos profissionais e os totais a
serem repassados.
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Na agenda médica, ao realizar alterações que exigem confirmação de senha,
Doctor´s agora mostra no título da janela de senha qual operação usuário
está executando. Assim, modificações acidentais podem ser percebidas e
canceladas mais facilmente.
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Para tornar ainda mais difícil usuário acidentalmente digitar numerações
muito acima do normal, por padrão, agora somente usuários com poder de
super-usuário podem alterar de forma significativa a numeração do sistema.
Alterações de numeração acima de 900 em relação a numeração atual, só podem
ser feitas por super-usuário, ou alterando esta limitação na configuração de
administração do sistema.
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Criada nova opção de configuração "Somente super-usuário pode realizar
grandes alterações na numeração da ficha" no botão Administração, aba
"Atendimento", no módulo de configuração do sistema.
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Novas macros criadas:
GERAL:
@Plano: Plano do convênio do paciente
@ValidadeCarteira: Data de validade da carteira do
convênio
INTERNAÇÃO:
@Internacao.CRMMedico:
CRM do médico responsável pela internação
TISS: (somente disponíveis no módulo de portaria)
@Internacao.DtEmissaoGuia
@Internacao.SenhaSolicitacao
@Internacao.GuiaSolicitacao
@Internacao.AcomodacaoAutorizada
MUDANÇAS DE PEQUENO PORTE
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Acrescentado nos critérios do relatório "Estatística de procedimentos
realizados" campo "Dt fatura:" para permitir filtrar somente as despesas
marcadas como faturadas em determinada data.
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Trocado o nome do campo na janela de visitas "Validade:" para "Validade
carteira:", já que alguns usuários estavam confundindo este campo com
"Validade da guia"
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No financeiro, na opção para baixar vários lançamentos selecionados, agora é
possível alterar diretamente na lista o campos de valor. Este valor será
refletido no campo "Valor pago". Assim é possível indicar antes de baixar o
valor efetivamente pago pelo convênio, caso ele seja diferente do valor
previsto (glosa). Para alterar, clique 2x no valor desejado, e pressione
ENTER após alterar o valor.
n
Alterado relatório de despesas marcadas como "Não faturar". Agora relatório
mostra número de pacientes e também o valor total das despesas marcadas com
o status "Não faturar".
n
Alterado novo relatório de estoque "Movimentos por requisitante (detalhado)"
para mostrar, alem da quantidade requisitada, também os valores e totais de
custo dos itens movimentados.
n
Diário de eventos agora grava mais detalhes sobre erros ocorridos durante
gravação das despesas.
NOVIDADES TISS 2008
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No cadastro de profissionais, lista de usuários médicos vinculados agora é
mostrada em ordem alfabética e não são mais mostrados os usuários
desativados.
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Exportador TISS suporta formato 2.01.03 definido pela ANS.
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Exportador suporta indicar número máximo de guias em cada arquivo XML. Hoje
o formato 2.01.03 obriga no máximo 99 guias por cada arquivo.
n
Formato de visualização do faturamento exportado foi melhorado para mostrar
totais de cada tipo de guia. No caso de internações, mostra também o total
separando a parte do hospital da parte dos médicos (faturamento direto).
n
Exportador suporta agora se indicar dia inicial e final de faturamento para
cada convênio, o que permite já personalizar sistema para cada convênio para
já iniciar com as datas de faturamento corretas.
n
Criada opção do exportador TISS "Usar número de lote único em cada arquivo
XML" que faz com que cada arquivo XML tenha um número de lote único,
iniciado a partir do lote indicado no exportador e incrementado a cada
arquivo gerado.
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Exportador TISS agora mostra ao lado do convênio formato do XML TISS sendo
gerado, para evitar usuário gerar formato incorreto para o convênio.
n
Exportador TISS mostra agora número do último lote gerado ao lado do lote
inicial.
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No módulo de laudos, campos para indicar data e hora da entrega podem agora
ser preenchidos ou alterados manualmente.
n
Módulo de relatórios agora suporta o uso de filtros nos campos no relatório
de faturamento de convênio. Neste relatório, o opção de escolher os campos a
imprimir fica desabilitada, porque este relatório possui formatos fixos. Com
esta alteração, mesmo sem poder marcar os campos a imprimir, os filtros
ficam disponíveis e serão levados em consideração ao gerar o relatório.
n
Na janela de cadastro de categorias, criados botões ao lado das tabelas
usadas nos procedimentos, mat/med e taxas que permite acesso rápido a
criação e alteração das tabelas de preços.
n
Exportador agora mostra "tooltips" (descrição do que um botão faz) nos
botões do exportador TISS.
n
Se exportando para o formato 2.01.03 e não foi especificado um limite máximo
de guias por arquivo XML, se número de guias de qualquer arquivo ultrapassar
99 (limite máximo de guias definido para o formato 2.01.03), exportador irá
anotar isto como erro, indicando na lista de erros que o limite foi
excedido, indicado o tipo de guia.
n
Ampliado período máximo de exportação para até o final do mês de abril, para
a versão beta do exportador TISS 2008.
n
Alterado impressão de recibo de despesas e pagamentos, que é impresso na aba
"Pagamentos e repasses" da despesa. Antes, a 1a via imprimia no máximo 4
procedimentos, para permitir que as 2 vias fossem impressas em uma mesma
folha. O limite foi aumentado para até 5 procedimentos.
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Na janela de despesas, indicação no título da janela mostrando se paciente
internado ou não agora é atualizada quando usuário troca a data da despesa
ou altera os campos de hora inicial e final do procedimento, mostrando mais
fielmente se o paciente estava internado ou não na data/hora que o
procedimento foi realizado.
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