Textos
Técnicos
VERIFICANDO PROBLEMAS NO HD -
COMO UTILIZAR O SCANDISK
Todas as informações armazenadas de forma
permanente nos computadores são guardadas em um dispositivo magnético
chamado "Disco rígido", ou Winchester.
O dados são armazenados através de uma
cabeça magnética que fica flutuando sobre diversos discos, magnetizando ou
desmagnetizando áreas.
Por ser magnético, as informações
armazenadas nos discos estão sujeitas a sofrerem danificação, caso por
algum motivo as áreas sejam magnetizadas/desmagnetizadas acidentalmente. Isto
pode acontecer em casos de falhas de força, ou até mesmo pequenas
variações de força, muitas vezes imperceptíveis.
Outras vezes, devido a travamentos no
computador, somos obrigados a desligar o computador sem seguir os passos
corretos para isto (opção Iniciar | Desligar). Este procedimento também
pode levar a problemas de danificação nos dados armazenados.
Estas são as principais causas para
danificação dos dados, entretanto existem outras, como vírus de computador,
defeitos físicos nos discos, desgaste da superfície magnética e outras.
Muitas vezes, apenas perdemos as
informações que estavam danificadas no local do disco onde ocorreu o
problema. Neste caso, o disco não foi fisicamente danificado, e outras
informações poderão ser gravadas no mesmo local sem nenhum problema. Outras
vezes, em casos mais graves, a área do disco é fisicamente danificada e
nenhuma outra informação pode ser gravada no mesmo local. Isto é chamado de
"Bad block" ou "Bad cluster".
O que fazer quando isto ocorre ? Como
descobrimos que estamos com algum problema deste tipo ?
Geralmente, o computador nos dá algum
sintoma de que algo está errado, geralmente com travamentos, mensagens de
"Este computador executou uma operação ilegal ...", tela azuis que
nos obrigam a desligar o computador.
Depois que os dados foram danificados, é
muito difícil recupera-los, pois a informação foi perdida ou está com o
conteúdo alterado indevidamente. O que podemos fazer e pedir para o sistema
operacional (Windows) para reorganizar os dados, tirando as informações
perdidas e possibilitando que este espaço seja novamente utilizado.
Isto é feito com o utilitário SCANDISK do
Windows. Para usar o SCANDISK, faça o seguinte:
1. clique 2 vezes no ícone "Meu
Computador"
2. clique com o botão da direita no disco
"C:"
3. no menu de opções que será aberto,
escolha "Propriedades"
4. uma janela será aberta. Escolha a guia
"Ferramentas"
5. no primeiro grupo, clique no botão
"Verificar agora"
6. na janela do ScanDisk, clique no botão
"Iniciar"
Depois de alguns minutos, este procedimento
estará terminado. Se algum problema for detectado, o ScanDisk lhe perguntará
o que fazer com os dados danificados. Geralmente aceite a sugestão dada pelo
Windows e apenas clique no botão "OK".
É importante notar que o ScanDisk não
consegue fazer milagres. Muitas pessoas acreditam que após passar o ScanDisk
os problemas desapareceram. Na verdade, o ScanDisk não limpa a
"sujeira" mas apenas a esconde "embaixo do tapete".
Os arquivos danificados continuaram
danificados, e muitas vezes os problemas de travamento, tela azul ou mensagens
continuarão. A solução definitiva, caso os problemas continuem, é a
reinstalação do Windows e dos programas que estão apresentando problemas.
IMPORTANTE: Sempre antes de reinstalar
qualquer programa que está apresentando problemas, passe o ScanDisk. Isto
garantirá que o programa será instalado sem o sistema de arquivos do disco
esteja corrompido.
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