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Textos Técnicos

VERIFICANDO PROBLEMAS NO HD - COMO UTILIZAR O SCANDISK

Todas as informações armazenadas de forma permanente nos computadores são guardadas em um dispositivo magnético chamado "Disco rígido", ou Winchester.

O dados são armazenados através de uma cabeça magnética que fica flutuando sobre diversos discos, magnetizando ou desmagnetizando áreas.

Por ser magnético, as informações armazenadas nos discos estão sujeitas a sofrerem danificação, caso por algum motivo as áreas sejam magnetizadas/desmagnetizadas acidentalmente. Isto pode acontecer em casos de falhas de força, ou até mesmo pequenas variações de força, muitas vezes imperceptíveis.

Outras vezes, devido a travamentos no computador, somos obrigados a desligar o computador sem seguir os passos corretos para isto (opção Iniciar | Desligar). Este procedimento também pode levar a problemas de danificação nos dados armazenados.

Estas são as principais causas para danificação dos dados, entretanto existem outras, como vírus de computador, defeitos físicos nos discos, desgaste da superfície magnética e outras.

Muitas vezes, apenas perdemos as informações que estavam danificadas no local do disco onde ocorreu o problema. Neste caso, o disco não foi fisicamente danificado, e outras informações poderão ser gravadas no mesmo local sem nenhum problema. Outras vezes, em casos mais graves, a área do disco é fisicamente danificada e nenhuma outra informação pode ser gravada no mesmo local. Isto é chamado de "Bad block" ou "Bad cluster".

O que fazer quando isto ocorre ? Como descobrimos que estamos com algum problema deste tipo ?

Geralmente, o computador nos dá algum sintoma de que algo está errado, geralmente com travamentos, mensagens de "Este computador executou uma operação ilegal ...", tela azuis que nos obrigam a desligar o computador.

Depois que os dados foram danificados, é muito difícil recupera-los, pois a informação foi perdida ou está com o conteúdo alterado indevidamente. O que podemos fazer e pedir para o sistema operacional (Windows) para reorganizar os dados, tirando as informações perdidas e possibilitando que este espaço seja novamente utilizado.

Isto é feito com o utilitário SCANDISK do Windows. Para usar o SCANDISK, faça o seguinte:

1. clique 2 vezes no ícone "Meu Computador"

2. clique com o botão da direita no disco "C:"

3. no menu de opções que será aberto, escolha "Propriedades"

4. uma janela será aberta. Escolha a guia "Ferramentas"

5. no primeiro grupo, clique no botão "Verificar agora"

6. na janela do ScanDisk, clique no botão "Iniciar"

Depois de alguns minutos, este procedimento estará terminado. Se algum problema for detectado, o ScanDisk lhe perguntará o que fazer com os dados danificados. Geralmente aceite a sugestão dada pelo Windows e apenas clique no botão "OK".

É importante notar que o ScanDisk não consegue fazer milagres. Muitas pessoas acreditam que após passar o ScanDisk os problemas desapareceram. Na verdade, o ScanDisk não limpa a "sujeira" mas apenas a esconde "embaixo do tapete".

Os arquivos danificados continuaram danificados, e muitas vezes os problemas de travamento, tela azul ou mensagens continuarão. A solução definitiva, caso os problemas continuem, é a reinstalação do Windows e dos programas que estão apresentando problemas.

IMPORTANTE: Sempre antes de reinstalar qualquer programa que está apresentando problemas, passe o ScanDisk. Isto garantirá que o programa será instalado sem o sistema de arquivos do disco esteja corrompido.