Textos Técnicos
PROBLEMAS COM O PROTEQ PARALELO
INTERFERÊNCIAS DA IMPRESSORA
Algumas vezes, com alguns modelos de impressora, o estado
atual da impressora (ligada ou desligada)pode interferir no funcionamento do
Proteq. Faça experiências com o equipamento ligado ou desligado, com o
objetivo de solucionar o problema.
PROBLEMAS NO WINDOWS
Algumas vezes alguns arquivos do Windows se danificam, causando efeitos
colaterais em diversos programas. Estes problemas podem passar despercebidos
por algum tempo. O processo de instalação é um processo delicado que utiliza
grande quantidade de arquivos do Windows. Se algum destes arquivos estiver
danificado, a instalação pode não ser bem sucedida. Tente reinstalar o
Windows, e depois, efetue uma nova instalação do Doctor´s Office.
DRIVER DO PROTEQ NÃO INSTALADO
Os Proteq´s enviados com o Doctor´s são hardwares como
qualquer outro, e para funcionarem precisam de seus driver´s corretamente
instalados no Windows. Durante a instalação do Doctor´s, os driver´s do
Proteq já são instalados, mas por fatores externos, estes driver´s não são
registrados pelo Windows.
Para esses casos é necessário reinstalar o driver do Proteq.
1) Coloque o CD de instalação do Doctor´s no drive;
2) Explore o CD e acesse a pasta \UTIL, na raiz do CD;
3) Dentro desta pasta, existe um aplicativo chamado PROTEQ.EXE, execute-o;
4) Avance normalmente durante a instalação do aplicativo e reinicie o
computador.
PROBLEMA FÍSICO NA PORTA PARALELA DO COMPUTADOR
Existe a possibilidade de que a saída paralela (saída da
impressora) do computador esteja com algum tipo de problema. Algumas vezes
este problema não é imediatamente detectado porque muitas vezes este
problema não afeta a impressora (o Proteq usa alguns pinos da porta paralela
que não são usados pela impressora). Este problema pode provocar um erro,
tanto na impressão como na execução do DOCTOR´S OFFICE. Tente instalar o
sistema em um outro computador. Se a instalação ocorrer normalmente,
provavelmente o problema deva ser na porta paralela do computador.
PROBLEMA COM A CONFIGURAÇÃO DA PORTA PARALELA
Internamente, a porta paralela do computador pode trabalhar
de modos diferentes, e esses modos podem gerar problemas no uso do Proteq.
Para testar os modos e ver qual funcionará com Proteq, entre no setup do
computador (BIOS), procure por alguma opção chamada "PARALEL PORT" e alterne
os modos, um por vez (SPP, ECP, EPP, normal).
PROBLEMA COM PORTAS PARALELAS ORIUNDAS DE PORTAS OFFBOARD
(“ADAPTADORES”)
Pelo sistema de segurança dos dispositivos Proteq, caso
estes estejam conectados no servidor através de uma porta LPT1 oriunda de
uma placa OFFBOARD, este não será reconhecido. Assim, a substituição do
Proteq para um dispositivo USB será necessária.
PROBLEMAS COM O PROTEQ USB
Os Proteq´s USB precisam ser instalados em versões de
Windows mais recentes possíveis, e com o software Doctor´s de versão 2004R3
ou superior. Fora essas versões, os Proteq´s USB podem apresentar algum
problema na instalação e não serem reconhecidos pelo Doctor´s.
Outros sofware´s residentes como antivírus e firewall podem
gerar bloqueio na instalação dos Proteq´s USB, experimente desativá-los.
Assim como os Proteq´s paralelos, os Proteq´s USB precisam
de driver´s para funcionar. Nas versões de Windows citadas acima, esses
driver´s são instaladas automaticamente, mas por algum fator externo estes
driver´s não são registrados; basta executar a instalação do aplicativo
PROTEQ.EXE já citado acima e reiniciar o computador.
ARQUIVOS DO PROTEQ DENTRO DA PASTA DOCTORS
Independente de ser Proteq USB ou paralelo, se existir algum
componente do driver do Proteq dentro da pasta DOCTORS do servidor, o Proteq
não será reconhecido. Apague todos os arquivos com extensão DLL, VBX, OCX e
DRV da pasta DOCTORS do servidor.
PORTAS USB COM DRIVER’S NÃO ORIUNDOS DO FABRICANTE DA PLACA
MÃE DO SERVIDOR
Em plataformas Windows mais recentes, é comum o sistema
operacional utilizar driver´s genéricos de seu pacote para o reconhecimento
das portas USB. Você poderá verificar se seu servidor está utilizando
driver´s genéricos nas portas USB pelo caminho “Propriedades do `Meu
Computador` > Aba `Hardware` > Gerenciados de Dispositivos > Controladores
USB”. O caminho poderá ser diferente, dependendo da versão do Windows de seu
servidor.
Caso os driver´s estejam indicados como “GENERIC USB” ou não
estejam com a nomenclatura do fabricante da placa mãe, faça a instalação
destes driver‟s, encontrados no CD da placa mãe ou no site do fabricante.
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