1) Cheque os campos "Destino/Origem" e "Capacidade". Aponte
para o drive correto e selecione a capacidade correta. Se estiver utilizando
algum PenDrive, selecione a capacidade "Winchester". Lembramos que o
Doctor’s não fará backup diretamente para um CD/DVD virgem. Para gravar
CDS/DVDS, somente utilizando softwares próprios para gravação. Observe que
se estiver apontando para algum destino que seja um HD/PenDrive, ao clicar
no botão "Copiar" o sistema trará uma nova janela para se escolher o
diretório. Verifique nessa nova janela se o campo "Unidades" está
selecionado o mesmo drive do campo "Destino/Origem" da janela anterior.
2) Verifique se a opção "incluir subdiretórios" está marcada e desmarque.
Desmarque também a opção “Compressão máxima”.
3) Clique em Iniciar|Executar, digite win.ini e clique em <OK>; na janela de
texto que abrir localize a seção [doctors] e verifique a linha "DiretorioSistema".
Esta linha deve conter o valor correto apontando para pasta Doctor’s. Se a
pasta Doctor’s estiver no raiz C: do servidor então a linha deve estar "DiretorioSistema=C:\DOCTORS".
Se a pasta Doctor’s estiver dentro de outra pasta a linha deve estar "DiretorioSistema=C:\outrapasta\DOCTORS".
Essa configuração também vale para as estações. Caso esteja tentando
realizar o backup de alguma estação e seu Doctor’s está sendo executado a
partir do mapeamento de rede X:, então a linha deve estar "DiretórioSistema=X:\DOCTORS".
4) Verifique a "lista de arquivos a copiar". A lista de
arquivos a copiar deve conter os principais arquivos do Doctor’s para
backup. A lista normalmente é composta da seguinte maneira:
\DOCTORS\*.INI
\DOCTORS\*.CFG
\DOCTORS\*.INF
\DOCTORS\DADOS\*.*
\DOCTORS\DADOS\IMAGENS\*.*
\DOCTORS\DADOS\TEXTOS\*.*
\DOCTORS\DADOS\LAUDOS\*.*
\DOCTORS\DADOS\MALADIR\*.*
\DOCTORS\DADOS\IMAGENS\*.*
\DOCTORS\DADOS\ROLLBACK\*.*
\DOCTORS\DADOS\RECYCLE\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\0\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\1\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\2\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\3\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\4\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\5\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\6\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\7\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\8\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\9\*.*
\DOCTORS\DADOS\NOME_DOS_MEDICOS\*.* (uma linha para cada médico existente no
sistema)
Se verificar que a lista de arquivos a copiar não está desta
maneira, clique no menu "Utilitários | Recria Configurações de Backup". Este
recurso está disponível para versões acima da 2004Rev3, se sua versão for
inferior, atualize-a.
5) Verifique a existência da pasta \DOCTORS\DADOS\BACKUP no computador
servidor. Se não existir, crie a pasta manualmente; se existir, apague todo
seu conteúdo.
6) Verifique a existência dos arquivos COMPACTA.PIF,
COMPACTA.BAT e COMPACTA.EXE na pasta DOCTORS do servidor. Se não existirem
ou estiver faltando algum destes, faça uma instalação principal; se
existirem copie-os para pasta WINDOWS do computador que se está tentando
executar o backup.
7) Limpe a seção [Diretorios] do arquivo doctors.ini, localizado na pasta
DOCTORS do servidor. Se estiver tentando realizar o backup utilizando um
usuário médico, limpe a mesma seção do arquivo de extensão INI, com o nome
do médico (Ex: JOAO.INI).
8) O sistema de compressão que o Doctor’s utiliza não
suporta mais do que 7000 arquivos. Caso utilize a captura de imagens no
Doctor’s, experimente excluir as linhas referentes aos diretórios de fotos
da "lista de arquivos a copiar".
\DOCTORS\DADOS\IMAGENS\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\0\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\1\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\2\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\3\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\4\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\5\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\6\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\7\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\8\*.*
\DOCTORS\DADOS\FOTOS\9\*.*
Se for esse o caso, crie uma nova lista de arquivos a copiar
somente para as imagens, e faça os backups separados.
9) Pelo mesmo motivo do item anterior, verifique a
existência de arquivos desnecessários na pasta DOCTORS\DADOS. Apague
arquivos com extensão BAK, OLD, NEW, TMP e DLL.
10) Checar configurações de permissão de segurança, para
leitura e gravação no disco: Criar permissão de controle total no diretório
onde o backup será feito. Em computadores com Windows 7 e Windows 8, a
configuração provavelmente será necessária pela maior rigidez em questões de
permissão destes sistemas operacionais.
Para alterar as configurações de segurança de um diretório,
clique com o botão direto do mouse sobre o ícone do diretório, selecione
“Propriedades”, vá até a aba “Segurança” e clique em “Editar”. Marque a
opção “Controle Total” para todos os grupos de usuários disponíveis.
Caso a medida acima não resolva o problema, verifique se a
versão do seu Doctor’s Office está atualizada: Atualizações do sistema
operacional podem influenciar no funcionamento do Backup por fatores de
permissão, e somente o sistema Doctor’s Office atualizado terá total
compatibilidade a estas variações.
O erro do tipo “C” ocorre quando um usuário do computador altera a data do
computador para uma data futura, e o Doctor’s encontra-se aberto. Isto
provoca erro na verificação do backup – este verifica a data dos arquivos
recém-copiados após seu término – ocasionando o problema. Para corrigir esse
erro, é necessário localizar qual(is) arquivo(s) dentro das pastas e
subpastas do Doctor’s estão com datas futuras. Proceda da seguinte maneira:
1) Clique com botão direito do mouse sobre o arquivo ARJ que
o backup criou e entre em "Propriedades".
2) Veja qual é a data de modificação.
3) Clique no botão "Iniciar | Pesquisar/Localizar | Arquivos ou pastas".
4) Se for Windows XP, clique na opção "Todos os arquivos e pastas" e em
seguida "Quando houve modificações".
5) Marque a opção "Especificar data" e entre com a mesma data que constava
na janela de propriedades do arquivo ARJ do backup. Clique em "Pesquisar".
A modificação da “Data de modificação” dos arquivos
incorretos deverá ser feita manualmente, entrando em cada arquivo (quando
sua extensão e tipo permita), e salvando o mesmo com a data correta
configurada no computador. Também, o problema poderá ser solucionado
verificando a data de todos os computadores da rede, e utilizando
normalmente o sistema por um tempo. Assim, consequentemente os arquivos
serão corretamente marcados com sua data de modificação.