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Textos Técnicos

Utilizando o BTFILER para correção de arquivos

A correção de um arquivo utilizando o utilitário BTFILER será necessária quando seu Doctor’s Office apresentar erros de código #12 e #14 em um arquivo de dados - arquivos de extensão DAT - e este erro estiver relacionado a uma danificação de arquivo.

A correção deverá ser feita seguindo as orientações abaixo. Utilize primeiro a orientação do tópico “Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de arquivo”.

Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de arquivo

1. Localize a pasta DOCTORS no computador onde está instalado o Kit Principal do Doctor’s Office (servidor). Dentro da pasta DOCTORS, localize a pasta BTFILER, e então, execute o arquivo BTF.BAT.

2. Será aberta uma janela semelhante ao PROMPT de comando do Windows. A janela solicitará o pressionamento de qualquer tecla para continuar.

3. Navegando pelo menu do utilitário de correção com as setas do teclado, localize a opção “Test/Rebuild Btrieve File” e depois, “Rebuild File”, ou utilize as teclas de atalho “T” e “R”, em sequência.

4. Na janela seguinte ao passo anterior, será solicitado o caminho onde se encontra o arquivo danificado, na primeira linha, e o arquivo onde será salvo o arquivo corrigido. Informe na primeira linha a localização do arquivo, com sua extensão (Ex: “C:\DOCTORS\DADOS\PACIENTE.DAT”). Na segunda linha - pressione a tecla ENTER para o salto de linha - apenas pressione a tecla ENTER novamente, para que o arquivo corrigido seja salvo no mesmo diretório do arquivo danificado.

5. Será iniciada a correção do arquivo: observe o rodapé da janela, onde os registros são carregados.

6. O utilitário retornará ao menu principal em caso de sucesso na correção. Aconteça assim, feche o utilitário e faça um teste em seu Doctor’s Office. Se após o passo anterior, uma tarja vermelha foi apresentada no utilitário, verifique a orientação seguinte.

A tarja vermelha indica que a correção do arquivo não foi efetuada, ou a correção não conseguiu recuperar todos os registros do arquivo danificado. Alguns dos fatores que podem ser os responsáveis pela falha na correção:

  • O arquivo não foi encontrado: O caminho do arquivo informado não existe, ou não é referente a um arquivo BTRIEVE.

  • O tipo de correção utilizada não teve sucesso na correção do arquivo: Verificar tópico “Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de cabeçalho”.

  • O arquivo está preso na rede, e não pode ser corrigido: Feche o sistema em todos os computadores de seu ambiente de trabalho. Caso necessário, reinicie os equipamentos.

Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de cabeçalho

Utilize este método de correção caso o método de reconstrução de arquivo já tenha sido utilizado, e o arquivo não tenha sido corrigido.

1. Repita os passos de numero 1 e 2 do tópico “Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de arquivo”.

2. Navegando pelo menu do utilitário de correção com as setas do teclado, localize a opção “Test/Rebuild Btrieve File” , “Advanced File Recovery” e depois, “Rebuild Header”, ou utilize as teclas de atalho “T”, “A” e “H” em sequência.

3. Será solicitado o pressionamento de qualquer tecla para continuar.

4. Na janela seguinte ao passo anterior, informe na primeira linha, o caminho do arquivo danificado (Ex: C:\DOCTORS\DADOS\PACIENTE.DAT), e na linha posterior, o caminho do arquivo à ser corrigido vazio, este encontrado na pasta TEMPLATE (Ex: C:\DOCTORS\DADOS\TEMPLATE\PACIENTE.DAT).

5. Nas solicitações seguintes, pressione a tecla ENTER na opção YES; qualquer tecla para continuar; e a tecla ENTER duas vezes – indicando que o arquivo corrigido será salvo no mesmo diretório do arquivo danificado.

6. Será iniciada a correção do arquivo – observe o rodapé da janela, onde os registros são carregados.

7. O utilitário retornará ao menu principal em caso de sucesso na correção. Aconteça ssim, feche o utilitário e faça um teste em seu Doctor’s Office. Se após o passo anterior, uma tarja vermelha foi apresentada no utilitário, verifique a orientação seguinte.

A tarja vermelha indica que a correção do arquivo não foi efetuada, ou a correção não conseguiu recuperar todos os registros do arquivo danificado. Alguns dos fatores que podem ser os responsáveis pela falha na correção:

  • O arquivo não foi encontrado: O caminho dos arquivos informados – arquivo danificado e arquivo da pasta TEMPLATE - não existem, ou não são referentes a um arquivo BTRIEVE.

  • O arquivo foi gravemente corrompido, e não pode ser corrigido.

  • O arquivo está preso na rede, e não pode ser corrigido: Feche o sistema em todos os computadores de seu ambiente de trabalho. Caso necessário, reinicie os equipamentos.

Caso a correção não seja efetuada com sucesso pelo utilitário BTFILER após sua tentativa, entre em contato com nosso Suporte Técnico.