Textos
Técnicos
Utilizando o BTFILER para correção de arquivos
A correção de um arquivo utilizando o utilitário BTFILER
será necessária quando seu Doctor’s Office apresentar erros de código #12 e
#14 em um arquivo de dados - arquivos de extensão DAT - e este erro estiver
relacionado a uma danificação de arquivo.
A correção deverá ser feita seguindo as orientações abaixo. Utilize primeiro
a orientação do tópico “Corrigindo arquivo utilizando o método de
reconstrução de arquivo”.
Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de
arquivo
1. Localize a pasta DOCTORS no computador onde está
instalado o Kit Principal do Doctor’s Office (servidor). Dentro da pasta
DOCTORS, localize a pasta BTFILER, e então, execute o arquivo BTF.BAT.
2. Será aberta uma janela semelhante ao PROMPT de comando do
Windows. A janela solicitará o pressionamento de qualquer tecla para
continuar.
3. Navegando pelo menu do utilitário de correção com as
setas do teclado, localize a opção “Test/Rebuild Btrieve File” e depois,
“Rebuild File”, ou utilize as teclas de atalho “T” e “R”, em sequência.
4. Na janela seguinte ao passo anterior, será solicitado o
caminho onde se encontra o arquivo danificado, na primeira linha, e o
arquivo onde será salvo o arquivo corrigido. Informe na primeira linha a
localização do arquivo, com sua extensão (Ex: “C:\DOCTORS\DADOS\PACIENTE.DAT”).
Na segunda linha - pressione a tecla ENTER para o salto de linha - apenas
pressione a tecla ENTER novamente, para que o arquivo corrigido seja salvo
no mesmo diretório do arquivo danificado.
5. Será iniciada a correção do arquivo: observe o rodapé da
janela, onde os registros são carregados.
6. O utilitário retornará ao menu principal em caso de sucesso na correção.
Aconteça assim, feche o utilitário e faça um teste em seu Doctor’s Office.
Se após o passo anterior, uma tarja vermelha foi apresentada no utilitário,
verifique a orientação seguinte.
A tarja vermelha indica que a correção do arquivo não foi
efetuada, ou a correção não conseguiu recuperar todos os registros do
arquivo danificado. Alguns dos fatores que podem ser os responsáveis pela
falha na correção:
-
O arquivo não foi encontrado: O caminho
do arquivo informado não existe, ou não é
referente a um arquivo BTRIEVE.
-
O tipo de correção
utilizada não teve sucesso na correção do arquivo: Verificar tópico
“Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de cabeçalho”.
-
O arquivo está preso na
rede, e não pode ser corrigido: Feche o sistema em todos os computadores
de seu ambiente de trabalho. Caso necessário, reinicie os equipamentos.
Corrigindo arquivo utilizando o método de reconstrução de
cabeçalho
Utilize este método de correção caso o método de
reconstrução de arquivo já tenha sido utilizado, e o arquivo não tenha sido
corrigido.
1. Repita os passos de numero 1 e 2 do tópico “Corrigindo
arquivo utilizando o método de reconstrução de arquivo”.
2. Navegando pelo menu do utilitário de correção com as
setas do teclado, localize a opção “Test/Rebuild Btrieve File” , “Advanced
File Recovery” e depois, “Rebuild Header”, ou utilize as teclas de atalho
“T”, “A” e “H” em sequência.
3. Será solicitado o pressionamento de qualquer tecla para
continuar.
4. Na janela seguinte ao passo anterior, informe na primeira
linha, o caminho do arquivo danificado (Ex: C:\DOCTORS\DADOS\PACIENTE.DAT),
e na linha posterior, o caminho do arquivo à ser corrigido vazio, este
encontrado na pasta TEMPLATE (Ex: C:\DOCTORS\DADOS\TEMPLATE\PACIENTE.DAT).
5. Nas solicitações seguintes, pressione a tecla ENTER na
opção YES; qualquer tecla para continuar; e a tecla ENTER duas vezes –
indicando que o arquivo corrigido será salvo no mesmo diretório do arquivo
danificado.
6. Será iniciada a correção do arquivo – observe o rodapé da
janela, onde os registros são carregados.
7. O utilitário retornará ao menu principal em caso de
sucesso na correção. Aconteça ssim, feche o utilitário e faça um teste em
seu Doctor’s Office. Se após o passo anterior, uma tarja vermelha foi
apresentada no utilitário, verifique a orientação seguinte.
A tarja vermelha indica que a correção do arquivo não foi
efetuada, ou a correção não conseguiu recuperar todos os registros do
arquivo danificado. Alguns dos fatores que podem ser os responsáveis pela
falha na correção:
-
O arquivo não foi encontrado: O caminho
dos arquivos informados – arquivo
danificado e arquivo da pasta
TEMPLATE - não existem, ou não são referentes a um arquivo BTRIEVE.
-
O arquivo foi gravemente
corrompido, e não pode ser corrigido.
-
O arquivo está preso na
rede, e não pode ser corrigido: Feche o sistema em todos os computadores
de seu ambiente de trabalho. Caso necessário, reinicie os equipamentos.
Caso a correção não seja efetuada com sucesso pelo
utilitário BTFILER após sua tentativa, entre em contato com nosso Suporte
Técnico.
|