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Perguntas Frequentes

VISITAS

Qual a importância de se realizar o controle das visitas através do botão Nova Visita ?

As visitas no sistema são a confirmação do atendimento do paciente, já que uma simples agendamento não pode ser usado para este fim, já que muitas vezes os pacientes são agendados mas não comparecem para atendimento e algumas vezes aparecem ser ter sido previamente agendados. 

As visitas devem ser feitas no momento que o paciente chega para atendimento. Isto pode ser feito através do botão Nova da ficha de cadastro, através do botão Atender da agenda do módulo de portaria, ou através do botão Visitas | Inserir na ficha de cadastro. 

No registro de atendimento podemos informar vários dados sobre o atendimento, como número da guia, matricula do paciente no convênio, a hora que ele chegou e também o que ele veio fazer, chamado de Tipo de atendimento. Os tipos de atendimento devem refletir os tipos de serviços que a clínica oferecem, como Consultas, Retornos, Exames, Cirurgias e etc. Geralmente, criamos uma abreviatura para cada tipo de atendimento.

Ao se registrar a visita, o sistema marcará na agenda que o paciente chegou (através de um xis) e colocará o paciente na lista de espera do médico, permitindo que ele veja facilmente os pacientes que o estão aguardando. Alem disto, diversos relatórios do sistema são baseados nas visitas, como o relatório de atendimento e o relatório de caixa.

Como eu faço para inserir no programa informações do convênio, como N. da Guia e N. da Matricula ?

Estas informações podem ser inseridas no registro da visitas, através do botão Nova da ficha de cadastro do módulo de portaria, ou através do botão Visitas | Inserir. A matricula do paciente também pode ser inserida diretamente na ficha de cadastro, caso o convênio esteja marcado como "Tem guia".

Qual a função do campo Tipo do Atendimento ?

A função do botão Tipo de Atendimento é indicar ao programa que tipo de serviço/atendimento deverá ser prestado ao paciente. Exemplos:

CN   Consulta nova
CV   Consulta velha
R     Retorno
RX   Raios-X
US   Ultra-som

Qual a função do campo Deve ?

Esta função é importante para identificar se o paciente deve ou não algo para a clínica, como uma guia, material ou alguma outra informação. Com este campo preenchido, é possível tirarmos relatórios mostrando todos os pacientes que devem qualquer coisa ou algo em específico.

Como eu faço para diferenciar qual secretária atendeu o paciente, já que muitas vezes elas entram com a mesma senha no programa ?

Isto pode ser feito obrigando a confirmação da senha nas marcações de horários e registro de visitas. Para fazer isto, entre no sistema como Super Usuário e depois no módulo de configuração do sistema (Módulos | Configura Sistema). Escolha a opção Administração. Feito isso, clique na guia Segurança e marque a opção Atendentes deverão usar senha para registrar visitas / agendamentos. Se quiser aumentar ainda mais o controle, marque também a opção Atendentes deverão usar senha para alterar agendamentos.

Preciso inserir novamente um paciente na lista de espera. Sei que se registrar uma nova visita, o sistema fará isto, mas neste caso, terei as visitas duplicadas. Tem uma forma melhor ?

Para inserir um paciente na lista de espera sem ter que registrar um nova visita, abra a ficha deste paciente e clique no botão >> localizado ao lado do botão Espera. Isto abrirá uma janela que lhe permitirá inserir o paciente atual na lista de espera ou até mesmo um representante ou outra pessoa que está aguardando para entrar no consultório do médico.

Entretanto
, este botão só existe no módulo de portaria. Se desenhar fazer o mesmo estando no módulo do médico, abra a lista de espera usando o botão Espera e clique no botão com reticências, que abrirá a mesma janela.