Perguntas Frequentes
VISITAS
Qual a importância de se realizar o controle
das visitas através do botão Nova Visita ?
As visitas no sistema são a confirmação do
atendimento do paciente, já que uma simples agendamento não pode ser usado
para este fim, já que muitas vezes os pacientes são agendados mas não
comparecem para atendimento e algumas vezes aparecem ser ter sido previamente
agendados.
As visitas devem ser feitas no momento que o paciente chega para atendimento.
Isto pode ser feito através do botão Nova da ficha de cadastro, através do
botão Atender da agenda do módulo de portaria, ou através do botão Visitas
| Inserir na ficha de cadastro.
No registro de atendimento podemos informar vários dados sobre o atendimento,
como número da guia, matricula do paciente no convênio, a hora que ele
chegou e também o que ele veio fazer, chamado de Tipo de atendimento.
Os tipos de atendimento devem refletir os tipos de serviços que a clínica
oferecem, como Consultas, Retornos, Exames, Cirurgias e etc. Geralmente,
criamos uma abreviatura para cada tipo de atendimento.
Ao se registrar a visita, o sistema marcará na agenda que o paciente chegou
(através de um xis) e colocará o paciente na lista de espera do médico,
permitindo que ele veja facilmente os pacientes que o estão aguardando. Alem
disto, diversos relatórios do sistema são baseados nas visitas, como o
relatório de atendimento e o relatório de caixa.
Como eu faço para inserir no programa
informações do
convênio, como N. da Guia e N. da Matricula ?
Estas informações podem ser inseridas no
registro da visitas, através do botão Nova da ficha de cadastro do
módulo de portaria, ou através do botão Visitas | Inserir. A
matricula do paciente também pode ser inserida diretamente na ficha de
cadastro, caso o convênio esteja marcado como "Tem guia".
Qual a função do campo Tipo do Atendimento
?
A função do botão Tipo de Atendimento é
indicar ao programa que tipo de serviço/atendimento deverá ser prestado ao
paciente. Exemplos:
CN Consulta nova
CV Consulta velha
R Retorno
RX Raios-X
US Ultra-som
Qual a função do campo Deve ?
Esta função é importante para identificar
se o paciente deve ou não algo para a clínica, como uma guia, material ou
alguma outra informação. Com este campo preenchido, é possível tirarmos
relatórios mostrando todos os pacientes que devem qualquer coisa ou algo em
específico.
Como eu faço para diferenciar qual
secretária atendeu o paciente, já que muitas vezes elas entram com a mesma
senha no programa ?
Isto pode ser feito obrigando
a confirmação da senha nas marcações de horários e registro de visitas.
Para fazer isto, entre no sistema como Super Usuário e depois no módulo de
configuração do sistema (Módulos | Configura Sistema). Escolha a opção Administração.
Feito isso, clique na guia Segurança e marque a opção Atendentes
deverão usar senha para registrar visitas / agendamentos. Se quiser
aumentar ainda mais o controle, marque também a opção Atendentes
deverão usar senha para alterar agendamentos.
Preciso inserir
novamente um paciente na lista de espera. Sei que se registrar uma nova
visita, o sistema fará isto, mas neste caso, terei as visitas duplicadas. Tem
uma forma melhor ?
Para inserir um paciente na lista de espera
sem ter que registrar um nova visita, abra a ficha deste paciente e clique no
botão >> localizado ao lado do botão Espera. Isto
abrirá uma janela que lhe permitirá inserir o paciente atual na lista de
espera ou até mesmo um representante ou outra pessoa que está aguardando
para entrar no consultório do médico.
Entretanto, este botão só existe no
módulo de portaria. Se desenhar fazer o mesmo estando no módulo do médico,
abra a lista de espera usando o botão Espera e clique no botão com
reticências, que abrirá a mesma janela.
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