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Perguntas freqüentes

USUÁRIOS E SENHAS

Como alterar minha senha?

Ao iniciar o Doctor’s, após tela de apresentação, aparecerá a tela de controle de segurança, nela digita-se a senha atual, depois clica-se no botão Senha. Aparecerá janela com dois campos a serem digitados: nova senhae confirma.

Você também poderá abrir a janela de controle de segurança do sistema através do menu Utilitários, na opção Entrar como usuário diferente.

Como criar novos usuários?

Utilizando o módulo de consultório do Doctor’s Office, abra a opção Utilitários | Criar novos usuários, no menu principal do sistema. Feito isso, o Assistente para Criação de Usuários será iniciado. Apenas siga as instruções do assistente, escolhendo o tipo de usuário, seu nome e outras informações necessárias. Se você necessitar criar um novo médico, você deverá ter em mãos o CD de instalação do sistema.

Esqueci minha senha. O que fazer?

Se você está em uma clínica que possui um CPD ou um administrador, provavelmente esta operação deverá ser efetuada por pessoa responsável. Caso você esteja em um local que não possui pessoal responsável pela administração do sistema, você mesmo poderá realizar esta operação.

Para isto, você deverá entrar no sistema usando senha de Super Usuário. Esta senha pode ser encontrada no manual do sistema, no tópico Controlando Usuários ou através de contato ao nosso suporte técnico. Após entrar no sistema desta forma, escolha a opção Módulos | Configura sistema, no menu principal. Na janela de configuração, escolha a opção Usuários (se esta opção estiver desabilitada, você não entrou como super usuário). Clique no grupo onde você está inserido, e no lado direito, clique no seu nome de usuário. Clique então no botão Limpar senha.

Na próxima vez que você entrar no sistema ou se escolher as opções Utilitários | Entrar como usuário diferente, ao escolher seu nome na lista de usuário será mostrada uma janela de troca de senha, onde você poderá indicar uma nova senha.

Como trocar a senha especial de super usuário?

Ao iniciar o Doctor’s após a tela de informações sobre a versão e o proprietário do sistema, será apresentada a janela de controle de segurança. Selecione qualquer usuário da lista, e no campo senha, informe a senha atual de super usuário e clique no botão Senha. Será aberta uma janela onde você irá informar a nova senha de super.

Como permitir que 2 ou mais médicos usem o Doctor’s no mesmo computador em horários diferentes?

O Doctor's Office não limita o número de usuários ou médicos do sistema. Caso o usuário esteja cadastrado, este poderá usar qualquer computador da rede. Neste caso então, basta criar usuários para todos os médicos que irão atender na clínica. Veja como fazer isto no tópico "Como criar novos usuários".

Como restringir o acesso das minhas secretárias a determinadas partes do programa?

Para restringir os acessos, você deverá estar logado no sistema como um Super Usuário. Dentro do sistema, vá até o menu Módulos, e depois, no item Configura Sistema. Na janela Configurar Doctor’s Office, selecione a opção Acessos. O controle de permissões é feito baseando-se em grupo de usuários, assim, as permissões podem ser feitas de forma diferente para cada grupo de usuário. Após você configurar as permissões de seus grupos, marque a opção Obriga controle de permissões, no rodapé da janela, e confirme com o botão OK.

Eu quero proibir que as minhas secretárias possam eliminar qualquer informação do programa, mas eu quero continuar podendo fazer isto. Como eu faço?

Isto pode ser feito de duas formas: tirando toda a permissão de eliminação para todos os usuários não médicos de uma só vez, ou desligando as permissões de eliminação de cada módulo do programa, individualmente. Para tirar toda a permissão de uma só vez, entre no sistema como Super Usuário e escolha
Módulos | Configura sistema. Clique no botão Administração e escolha a aba Segurança. Desmarque a opção Usuário não médicos poderão eliminar informações do sistema.

Para retirar a permissão de eliminação individualmente de cada módulo, entre no sistema como Super Usuário.Entre no módulo de configuração do sistema pelo caminho Módulos | Configura sistema. Escolha a opção Acessos. Após isso, desmarque os títulos de eliminação de cada módulo do sistema, marque a opção Obriga controle de permissão no rodapé da janela, e confirme com OK.

Às vezes, os médicos aqui da clínica apagam acidentalmente fichas ou históricos de pacientes. Como eu faço para impedir que as secretárias e os médicos apaguem as fichas?

Os mesmos procedimentos do item anterior podem ser feitos, apenas trocando o grupo a ser configurado para o grupo Médicos, ou o grupo que os usuários médicos de seu Doctor’s Office estejam incluídos.

Aqui na clínica possuímos diversas secretárias que compartilham os computadores na recepção.Desta forma, elas entram no sistema usando uma senha qualquer. Como eu faço para saber qual secretária atendeu meus pacientes?

Isto pode ser feito obrigando a confirmação da senha nas marcações de horários e registro de visitas. Para fazer isto, entre no sistema como Super Usuário e depois, no módulo de configuração do sistema pelo caminho Módulos | Configura Sistema. Escolha a opção Administração. Feito isso, clique na aba Segurança e marque a opção Atendentes deverão usar senha para registrar visitas / agendamentos. Se quiser aumentar ainda mais o controle, marque também a opção Atendentes deverão usar senha para alterar agendamentos.

Meu usuário desapareceu da lista de usuários disponíveis, na janela inicial do Doctor’s (Controle de Segurança). Como posso recuperá-lo?

Geralmente, problemas de desaparecimento de usuários estão relacionados a acidentes, ou a má utilização do Controle de Usuários. Verifique utilizando a senha de Super Usuário para entrar no sistema, através do caminho Módulos | Configura Sistema | Usuários, se o seu usuário foi apenas desativado. Para isso, observe o campo Ativo ao lado direto de cada usuário: esta opção deverá estar marcada.

Também existe a possibilidade de seu usuário ter sido eliminado do sistema, através do Controle de Usuários. Neste caso, entre em contato com nosso Suporte Técnico, para que possamos analisar a melhor forma de recuperação de seu usuário.

Por acidente, fiz o cadastro de um usuário médico com a especialidade incorreta, ou com seus dados pessoais – nome completo e CRM – incompletos. Como posso corrigi-los?

Acesse o Doctor’s Office com o usuário médico a ser corrigido. Entre na janela Configurar Doctor’s Office através do caminho Módulos | Configura Sistema. Clique no botão Médico, e altere os dados desejados.Depois, confirme com o botão OK.

A lista de usuários na janela de Controle de Segurança está muito extensa, com vários usuários que já não são utilizados. Como posso eliminá-los?

Você deverá estar logado no sistema como um Super Usuário. Dentro do sistema, vá até o menu Módulos, e depois, no item Configura Sistema. Na janela Configurar Doctor’s Office, selecione a opção Usuários. Na janela de Controle de Usuários, selecione o grupo que o(s) usuário(s) a ser(em) eliminado(s) pertence(m), selecione o usuário no quadro à direita e clique no botão Elimina Usuário, na parte inferior da janela.

Para usuários médicos, recomendamos que estes sejam apenas desativados: Históricos, agenda e outras configurações vinculadas a este usuário também serão apagadas caso o usuário seja eliminado. Para isso, apenas desmarque o item Ativo, ao lado direito de cada usuário.

Caso realmente seja viável a eliminação do usuário médico, faça um backup do sistema antes de qualquer alteração sobre o assunto.