Doctor's Office :: Serviços :: Clientes :: Revendas ::
 

                                      Produtos::

  Suporte::   Download::   Home::  
 

  Programas & Soluções

  Fale Conosco ::

  Novidades ::

 

  Software Médico

  Informações Gerais ::

  Veja Demonstrativo ::

  PES

  Preços ::  

  Contrato::

  Clientes ::

  Casos de Sucesso ::

  Solicitar Orçamento

  Sugestões ::

  Perguntas Frequentes ::

 

  Suporte

  Dicas ::

  Perguntas Frequentes ::

  Download ::

  Textos Técnicos ::

  Doctor Update ::

 

  Serviços

  Conversão de Dados ::

  Revendas ::

 

  Compatível com:
 


Windows
XP

Windows Vista
Windows 2003
Windows 2008
Windows 7
Windows 8.x
Windows 10

Para compatibilidade com outras versões, entre em contato.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

Perguntas mais frequentes - Problemas comuns

MENSAGEM DE "ERRO DE LEITURA/GRAVAÇÃO (#2) EM ..." ERROS #2, #8, #14, #30

Problema:

Arquivo danificado.

Solução:

Correçao de arquivos – primeiro pelo CORRIGE do Doctor’s (entrar como superusuário, opção Utilitários | Corrige arquivo danificado)

Sempre orientar usuário para observar o número de registros do arquivo e o número de registros corrigidos. Se a diferença for muito grande, não corrigir novamente e ligar para o suporte.

Não funcionando ou perdendo muitos registros, Btrtools (disc 3),

Em ultimo caso Btfiler....

Observações:

  1. erro #30 – arquivo muito danificado usar BTFILER (1º - Advanced file recover/ rebuild header; 2º - rebuild btrieve file)
  2. se os arquivos no cliente estão danificando com frequência, verificar driver da placa de rede (REALTEK), verificar se existe algum computador que está travando muito ou se o Doctor’s está saindo sozinho do programa ou travando. Neste caso, fazer SCANDISK, Windows Reinstalado. Se persistir, reinstalar Windows por cima do antigo.

AO EXECUTAR CORRETOR DE ARQUIVOS DO DOCTOR’S (CORRIGE.EXE)) MENSAGEM "ILEGAL FUNCTION CALL" – programa aborta sozinho (acontece assim que seleciona arquivo a corrigir)

Problema:

Versão errada do arquivo DLLBTRV.DLL.

Solução:

Expandir dos discos do Doctor’s o arquivo DLLBTRV.DLL para o diretório WINDOWS\SYSTEM da estação e para o diretório DOCTORS no servidor.

Observação:

Os arquivos do diretório DOCTORS estão protegidos contra escrita, use sempre ATTRIB –R no arquivo antes expandir.


MENSAGEM "ERRO DE LEITURA/GRAVAÇÃO – ERRO #2 " E NÃO CONSEGUE CORRIGIR COM CORRETOR DO DOCTOR’S.

Possivel causa:

Versao incorreta do btrieve

Solução: checar se usa btrieve 6.15 (windows/system – wbtrcall.dll = 16kb – Btrieve 5 =51kb). Se um dos computadores usa Btrieve 6.15, todos devem usar. Copiar arquivos para SYSTEM de todas as máquinas os arquivos do Btrieve 6.15. Deve existir um arquivo dentro do diretório DOCTORS ou em outro local um diretório chamado BTRV615.

Observação:

Se Doctor’s 2000, apenas faça Windows Reinstalado. O Doctor’s 2000 já usa o Btrieve 615.


ERRO #20 – NÃO CONSEGUE ABRIR NENHUM DOS ARQUIVOS DO DOCTOR’S (FICHA, AGENDA, ETC)

Possivel causa:

MEDSYSTEM instalado no PC ou falta arquivo do Btrieve (WBTRCALL.DLL)

Solução:

apagar com o comando DEL wbt*.* do diretorio windows/system, e fazer Windows Reinstalado


USUÁRIO ESQUECEU A SENHA

Entrar como superusuário. Escolher Configura Sistema (A9). Clicar em Usuários. Clicar no grupo que o usuário pertence (lado esquerdo, Médicos ou Outros). Do lado direito, clicar no usuário desejado. Clique no botão Elimina (lado direito). Clique no botão OK. Clique novamente no botão Usuários e depois no grupo que este usuário pertencia. Crie novamente o usuário (exatamente com mesmo nome) clicando no botão Novo do lado direito. Clique no botão OK. Da próxima vez que este usuário entrar no Doctor’s, o sistema irá perguntar uma nova senha


ERRO #0 – NO ARQUIVO (X:\DOCTORS\DOCTORS.CFG) ASSIM QUE ENTRA NO DOCTORS

Possivel causa:

erro de diretório, não encontra o doctors servidor.

Solução:

  1. verificar letra de unidade (X:\), se está mapeada corretamente (entre no Meu Computador e verifique se está letra existe)
  2. verificar WIN.INI, seção [DOCTORS], item DiretorioSistema se está indicando letra correta para o Doctor’s no servidor
  3. verificar DOCTORS.INI na seçao [ESTACOES]. Elimine todos os itens desta seção

MENSAGEM "NÃO CONSIGO ATUALIZAR ARQUIVO DE CONFIGURAÇAO (X:\DOCTORS\DOCTORS.INI)"

Possivel causa:

não esta conectado corretamente ao servidor, ou servidor não está compartilhado completo, ou arquivo DOCTORS.INI está danificado, normalmente no NT

Solução:

restaurar arquivo do backup


ERRO DE ATALHO. OCORRE LOGO APÓS SE CLICAR NO ÍCONE DO DOCTOR’S. NENHUMA TELA APARECE

Possivel causa:

esta desconectado da rede ou perdeu mapeamento do servidor

Soluçao:

  1. certificar que o servidor está ligado e não travou
  2. abra ícone Meu Computador e veja se existe uma letra de drive que aponta para o servidor. Se não existir, clicar com o botão da direita no ícone do Doctor’s no DESKTOP e descobrir qual era a letra mapeada para o servidor. Recriar mapeamento com esta letra.
  3. Verificar se usuário não digitou a senha errada no logon do Windows ou clicou no botão Cancelar (ESC). Neste caso, pedir para clicar Iniciar | Efetuar Logoff, se Windows 98 ou Iniciar | Desligar | Fechar todos os programas e iniciar com usuário diferente, se Windows 95. Neste caso, o Windows irá pedir novamente a senha de logon, que o usuário deverá digitar corretamente.
  4. Se não funcionar, reiniciar servidor e estação

AGENDA MEDICA: AO MARCAR PACIENTE E CLICAR EM OK, OCORRE INVALID PROPERTY VALUE/ARRAY E FECHA DOCTORS

Possivel causa:

problemas com a mascara de telefone

Soluçao:

verificar mascara no botao A9/OUTROS, colocar máscara livre, ou formato (3) 3-4


PROBLEMAS AO INSTALAR DOCTOR’S NO WINDOWS NT

Problema:

Em algumas configurações do Windows NT, instalador não conseguia instalar sistema e abortava a instalação antes de abrir tela principal de instalação.

Solução:

Entrar no DOS, diretório \WINNT\SYSTEM, expandir arquivos: VBRUN300.DLL, THREED.VBX, SETUPKIT.DLL e INSTDOC.EXE , todos do disco #1– copiar VER.DLL do diretório \WINNT\SYSTEM32 para WINNT\SYSTEM– Executar INSTDOC.EXE que você expandiu.


AGENDA MÉDICA: NÃO APARECEM HORARIOS P/ MARCAÇAO, OU SO APARECEM OS PACIENTES AGENDADOS

Problema:

Usuário acidentalmente marcou opção para não mostrar horário vagos.

Soluçao:

Abrir agenda, clicar no menu Horarios | Mostrar horarios


AGENDA MÉDICA: NÃO CONSEGUE CRIAR NOVA AGENDA, ASSIM QUE CRIA APARECE MENSAGEM DE ERRO #2 NA AGENDA, TAMBEM NÃO CONSEGUE CORRIGIR

Possivel causa:

o arquivo AGENDMED.DAT está danificado

Solucao:

copiar do DOCTOR\DADOS\TEMPLATE o arquivo AGENDMED.DAT p/ diretório DOCTORS\DADOS, se não der certo, expandir do disco de instalaçao


FICHA DE CADASTRO – TODOS OS PACIENTES APARECEM P/ UM DETERMINADO MÉDICO, OU APARECEM PACIENTES COM MEDICOS TROCADOS

Possivel causa:

códigos dos médico estao misturados

Solução:

  1. Conferir códigos dos médicos, no configura sistema (A9), entrando com a senha de cada médico e clicando no botão Médico. Se algum médico estiver com código igual a outro, trocar o código no médico errado para outro código (um a mais do que o último código)
  2. Os pacientes já gravados estarão com o nome da ficha igual a um dos médicos. As secretárias deverão manualmente trocar o médico do paciente para o correto quando este voltar para ser atendido novamente.

Observação:

Se muitos pacientes estiverem com o médico trocado, existe um utilitário MEDICO.EXE no diretório DOCUTIL (ele também pode ser baixado no site da P&S) no servidor que corrige os médicos errados do paciente. Apenas rode o programa, escolha na lista o médico que foi trocado o código (que estava com o código errado) e coloque na frente o código correto dele.


MODULO DE ESTOQUE – "ILEGAL FUNCTION CALL" AO CLICAR EM PROCURA

Problema:

Acontecia em algumas versões do Doctors 1.9c , e 1.9cR2

Solução:

Atualizar ESTOQUE.EXE pelo arquivo da versão 1.9c R5


BACKUP – NÃO CONSEGUE ENCONTRAR COMPACTA.EXE

Copiar COMPACTA.* do diretório \DOCTORS para diretório \WINDOWS


BACKUP – O BACKUP DEMORA MUITO

Problema:

Configuração errada no Backup ou arquivos desnecessários no diretório de dados do Doctor’s

Solução:

  1. Checar se está marcado opçao Inclui Subdiretorios, e Compressao Maxima => desmarcar
  2. Colocar CID.DAT nas opções Excluir do backup. Este arquivo muda pouco e não é necessário fazer backup dele (a não ser que usuário alterou o CID original)
  3. Limpar arquivos desnecessários do Diretório \DOCTORS\DADOS (*.BAK, *.OLD, *.NEW)

BACKUP MUITO RÁPIDO

Conferir se tem arquivo de backup DOCTORS.SEG, e ver se tem lista de arquivos, se não tiver ciar....

\DOCTOR\*.INI

\DOCTORS\*.CFG

\DOCTORS\*.INF

\DOCTORS\DADOS\*.*

\DOCTORS\DADOS\"MEDICO"\*.*

verificar, Destino/Origem e Capacidade


IMPRESSAO – RECEITA, ATESTADO – "NÃO CONSIGO IMPRIMIR: POSSIVEIS CAUSAS......". OUTROS PROGRAMAS IMPRIMEM NORMALMENTE.

Problema:

Configurações erradas no Doctor’s

Solução:

  1. Verificar configuraçao de impressao Configura Sistema | Botão Impressão. Conferir no primeiro botao "mais" a largura e altura do papel
  1. Conferir margens esquerda, superior e inferior. Verificar se usuário usou ponto ao invés de virgula para marcar casas decimais.
  1. Marcar sempre "Espaçamento inteligente"
  2. Verificar se está usando cabelho gráfico. Se estiver, verificar se ao criar o cabeçalho, não gravou área em branco. Verifique também ampliação.

HISTORICO – FORMATOS SUMIRAM, ERRADOS, DESCONFIGURADOS

Problema:

Compartilhamento de informações

Solução:

Verificar se reinstalou o Doctors em alguma máquina, verificar compartilhamento (A9\COMPARTILHAR\ELEMENTOS DO HISTORICO) trocar forma de compartilhamento e ver se funciona

Se não Restaurar aruqivos do backup ( *.HIS)


MENSAGENS– PROBLEMAS NO ENVIO DE MENSAGEM

NÃO MOSTRA MENSAGEM ERRO: Verificar no AUTOEXEC.BAT, a linha SET ESTACAO. Verifique também no WIN.INI o item Estacao. Os dois nomes devem ser os mesmos. Verificar no menu Cadastro\Tabelas\Estaçoes se a lista está correta.

MOSTRA MENSAGEM ERRO: Arquivo danificado MENSAGEM.DAT => super usuário | Utilitarios | Ajustes internos | Limpar arquivos | Mensagem // todos fora do doctors


PROTEQ – "CONECTOR DA PORTA PARALELA NÃO ENCONTRADO" não pode entrar no doctors NÚMERO DE SÉRIE ERRADO

Possiveis causas:

Proteq mal conectado, ou falta arquivos DLL do Proteq

Solução:

  1. Verificar se proteq está bem encaixado. Pedir para retirar e colocar novamente. Verificar se conector está solto, se estiver, parafusar conector.
  2. conferir arquivos dll de proteq ( C500W.DLL e PROTEQW.DLL no \WINDOWS\SYSTEM)
  3. se não funcionar, testar Proteq em outra maquina. Se Proteq não funcionar em outra máquina, Proteq pode estar com defeito => substituir.
  4. Execute NS.EXE e verifique os números de série e se não mostra mensagem de erro ao executar NS. Se der, expandir C500.DLL e PROTEQW.DLL

NA FICHA DE CADASTRO, NÚMERO DA FICHA FICA EM 0000 e NÃO DEIXA GRAVAR

Problema:

Numeração chegou em 32767 ou arquivo PACIENTE.DAT está danficado.

Solução:

  1. Todos devem sair do Doctor’s
  2. Verificar se a numeração chegou em 32767. Se chegou, inserir uma ficha com o número 32769
  3. Apague todos os arquivos do diretório DOCTORS\DADOS\TEMP
  4. Se não funcionar, corrigir arquivo PACIENTE.DAT

MENSAGEM DE "DIRETÓRIO DE DADOS INVÁLIDO" AO ABRIR O DOCTOR’S

Problema:

Usuário mudou servidor ou mudou mapeamento que aponta para servidor.

Solução:

  1. Checar WIN.INI, seção [DOCTORS] o item DiretorioSistema. Verifique se está apontando para o Drive e Diretório corretos no servidor.
  2. Abra o arquivo DOCTORS.INI no diretório DOCTORS do servidor e procure a seção [ESTACOES]. Apague tudo que estiver nela.

MENSAGEM DE ERRO DE IMPRESSÃO QUANDO IMPRIME PARA UMA IMPRESSORA QUE ESTÁ EM OUTRO MICRO (ATRAVÉS DA REDE)

Em alguns lugares o Doctor’s só imprime corretamente se a impressora estiver capturada para uma porta de impressão. Vá para o servidor, clique em Iniciar | Configurações | Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Propriedades e clique na guia Detalhes. Clique no botão Captura Porta. Escolha LPT1 e clique OK.


CAMPOS PAI e MÃE OU INDICAÇÃO DESAPARECEM OU APARECE CAMPO MÉDICO NA FICHA

Problema:

Isto ocorre porque o Doctor’s foi configurado para usar o campo Conjuge ou Indicação na emissão de laudos.

Solução:

Vá para o Configura Sistema (A9), clique no botão Outros e no último campo do lado esquerdo, escolha Nenhum campo (laudo não utiizado).


MALA DIRETA – NÃO SAI ENDEREÇO NA ETIQUETA

Problema:

Opção para mostrar Endereço desmarcada.

Solução:

Abra o Mala Direta e escolha no Tipo a opção Mala Direta Telefônica. Clique no botão Configura. Certifique-se de que a opção Endereço esteja marcada. Clique OK.


ERRO DE "SUB OR FUNCTION NOT DEFINED" E DOCTOR’S ABORTA.

Problema:

Arquivo .EXE ou .DLL corrompido. Problemas na rede/placa de rede também podem causar este problema.

Solução:

  1. Ou os executáveis ou alguma DLL/VBX do Doctor’s estão danificadas. Fazer Windows Reinstalado e depois Instalação Parcial, Executáveis. Todos devem estar fora do Doctor’s
  2. Verifique se o driver de rede do servidor ou de alguma estação é REALTEK 8029. Se for, verificar a data do driver. Se for 1998, atualizar driver de rede.
  3. Se o problema persistir, sugerir reinstalar Windows por cima (melhor se for versão mais nova que a atual). Se o problema continuar, sugerir experimentar outra placa de rede.

ARQUIVO DANIFICANDO COM FREQUÊNCIA

Problema:

Driver REALTEK com defeito, algum computador está travando ou algum usuário está desligando o computador sem fechar o Doctor’s e o Windows corretamente.

Solução:

  1. Conferir o drive da placa de rede da Realtek8029, enviar arquivo atualizado (SUPORTE\DRIVERS\REALTEK829)
  2. Orientar usuários para desligamento correto. Perguntar se existe algum micro travando. Se existir, sugerir reinstalar Windows neste computador e fazer Windows Reinstalado.
  3. Verificar também quedas de força com frequência => sugerir NO-BREAK no mínimo no servidor.

AO EXECUTAR PORTARIA, MOSTRA MENSAGEM DE QUE É VERSÃO DE DEMONSTRAÇÃO E ABORTA PROGRAMA

Problema:

Alguem tentou executar o módulo de Consultório em um computador sem Proteq.

Solução:

abrir o Doctor’s em um Kit Consultório que possua Proteq.