Dicas
Controlando repasses com
o Doctor's Office
No Doctor's Office,
chamamos de repasse quando o profissional que realizou o procedimento médico
não recebe diretamente o valor correspondente ao procedimento, sendo que o
valor é pago para a clínica/hospital. Neste caso, posteriormente, o hospital
deverá ter mecanismos para descobrir quais valores deverão ser pagos para
cada profissional.
Isto é comum no caso de
convênios, onde o profissional pode não ser credenciado no convênio, mas a
clínica/hospital sim. Neste caso, o hospital receberá 100% do valor, pago
geralmente diretamente na conta do hospital, e este deverá repassar aos
profissionais envolvidos a parte referente aos honorários médicos, algumas
vezes com redução do valor nominal devido a descontos com impostos, taxas de
administração e outros.
A necessidade de repasses
também pode ocorrer no caso de atendimentos particulares. Muitas vezes, o
procedimento realizado pelo paciente envolve diversos profissionais, alem de
poder envolver taxas e materiais/medicamentos, que devem ser repartidos entre
diversas pessoas e o hospital. Como não é geralmente prático exigir do
paciente dividir o pagamento em partes (vários cheques, por exemplo), o
hospital terá que receber o valor total e providenciar o repasse dos valores
proporcionalmente para cada uma das partes.
O
controle de repasses é constantemente um dos grandes desafios das instituições
de saúde. Com o Doctor's Office é possível simplificar consideravelmente
este controle. Nele existem duas formas de controlarmos repasses: repasses
simplificados e repasses por procedimento.
REPASSES SIMPLIFICADOS
Os repasses simplificados são
herdados de versões anteriores do sistema, e estão disponíveis
principalmente para manter compatibilidade e permitir que quem utilizava este
recurso continue trabalhando da mesma forma em versões futuras.
Entretanto, recomendamos
que todos passem a utilizar os novos repasses por procedimento, pois são mais
flexíveis e estão constantemente sendo aperfeiçoados a cada nova versão.
Os repasses simplificados
podem ser usados quando 100% dos honorários devem ser repassados para um único
profissional. Por exemplo, suponha que Dr. João realizou uma cirurgia mas não
é credenciado pelo convênio. Neste caso, o hospital irá lançar as despesas
do paciente indicando não o Dr. João como tendo realizado o procedimento,
mas sim o Hospital. Desta forma, o convênio pagará não apenas os custos
hospitalares na conta do hospital, mas também o valor referente aos honorários
do procedimento.
Para fazermos isto, devemos
criar um profissional com nome do hospital, e CRM sendo o código do hospital
no convênio.
Tudo ok. O hospital então
receberá o valor total das despesas, incluindo honorários. Mas e o Dr. João,
como fica sua parte ? Devemos de alguma forma indicar ao sistema que na
verdade quem realizou o procedimento foi o Dr. João, para que seja possível
mais tarde sabermos o que o hospital deve repassar para cada um dos
profissionais.
Isto é feito através do
pequeno botão "..." na coluna "R" dos honorários, na
janela de lançamento de despesas. Quando lançamos um profissional para ser
faturado, mas queremos que o valor seja integralmente repassado para outro
profissional, clicamos no botão "..." e indicamos para qual
profissional devemos repassar.
Bem simples, certo ? O próximo
passo seria termos um relatório que nos mostrasse quanto o hospital deve
pagar para cada profissional. Isto é feito através do "Relatório de
honorários médicos", no módulo de relatórios do sistema.
Este relatório nos permite
selecionar os profissionais que desejamos ver os repasses. Marque o
profissional desejado ou clique no botão "Todos" para selecionar
todos. Na lista "Repasses", escolha alguma opção que inclua
repasses, geralmente "Mostrar apenas repasses".
Podemos também indicar um
percentual de desconto nos valores a serem repassados para os profissionais.
Aqui podemos incluir eventuais impostos pagos pelo hospital e que devem ser
descontados dos profissionais, ou em alguns casos, uma taxa de administração
cobrada pelo hospital ou qualquer outro desconto.
Muito bom. Entretanto,
apesar de funcionar bem para alguns casos, os repasses simplificados não são
eficazes em todos os casos. Por exemplo, nos casos em que os valores deverão
ser divididos entre vários profissionais. É muito comum em alguns locais que
o valor para alguns procedimentos sejam divididos entre várias pessoas que
tiveram algum envolvimento na realização do procedimento.
Veja o caso de alguns
exames. Em muitos locais, o valor do procedimento deve ser dividido entre o
profissional que realizou o exame, entre o médico que indicou o paciente para
realizar o exame e entre o hospital.
Outra situação comum e
que os repasses simplificados não ajudam é quando o percentual pago ao
profissional é variável e dependente do tipo do procedimento realizado. Por
exemplo, no caso de cirurgias, o médico recebe 100% dos honorários, mas nos
exames, ele recebe 50%, o médico que indicou 30% e o hospital 20%.
Felizmente, o Doctor's
Office possui o recurso de repasses por procedimento, que nos permite resolver
com simplicidade todas estas possibilidades.
REPASSES POR
PROCEDIMENTO
Os repasses por
procedimento nos permitem a realização de repasses complexos, repassando os
valores para diversos profissionais diferentes, já calculando eventuais
descontos e permitindo inclusive que o profissional tenha participação não
apenas nos honorários médicos, mas também sobre taxas e
materiais/medicamentos.
Os repasses por
procedimento no Doctor's Office são baseados em duas coisas: no procedimento
e na função desempenhada pelo profissional.
Para cada procedimento,
podemos indicar quais as funções estão envolvidas na sua realização e os
percentuais ou valores que cada profissional receberá por estar desempenhando
cada função.
Por exemplo, vamos supor
que no hospital, para um exame de CAMPIMETRIA, os honorários serão divididos
em três partes: 50% para o médico que realizou o exame, 30% para o médico
que indicou o procedimento (que pode ser o mesmo que realizou) e 20% para o
hospital.
Para configurarmos o
sistema para realizar o cálculo correto dos repasses, devemos primeiramente
criar as funções que fazem parte do procedimento, neste caso MÉDICO (quem
realizou) e SOLICITANTE (quem indicou). Não é necessário criarmos uma função
para o hospital, já que o valor do hospital já está na conta/caixa do mesmo
e não é necessário "pagar" nada para ele , já que foi o hospital
que recebeu o valor total da despesa. Automaticamente, a diferença dos
percentuais ficará com o hospital.
Para criar as funções,
entre no módulo de portaria e escolha Cadastro | Tabelas | Funções,
no menu principal. Note que provavelmente a função MÉDICO já deve existir.
Acrescente apenas a função SOLICITANTE. Note que para cada função existe
um percentual associado a ela. Este percentual é usado como padrão no lançamento
de honorários na janela de despesas, mas é ignorado pelos repasses. Deixe em
branco ou coloque o percentual mais usado.
O próximo passo é
encontrarmos o procedimento CAMPIMETRIA e indicarmos quais as funções
envolvidas no repasse para este procedimento. Note que não estamos falando de
"profissionais", mas apenas "funções". Isto porque
provavelmente várias pessoas diferentes realizam este procedimento e várias
pessoas podem indicar este procedimento. Então, na configuração nunca
indicamos os profissionais realmente. Isto será indicado no momento do lançamento
da despesa.
Para configurar a forma de
repasse do procedimento, abra o cadastro de procedimentos (Cadastros |
Procedimentos), clique no botão Procurar e encontre o procedimento
CAMPIMETRIA do nosso exemplo (ou qualquer outro que queira).
Note que logo abaixo do
nome do procedimento, existem algumas guias, com os nomes "Valores",
"Repasses fixos" e "Repasses por participação". Neste
caso, clique na guia "Repasses por participação". Os repasses
fixos são usados em casos raros onde um mesmo profissional recebe pelo
procedimento, mesmo que não tenha participação nenhuma no mesmo. Falaremos
mais sobre isto à frente.
Na guia "Repasses por
participação", escolha na primeira linha a função
"SOLICITANTE". Coloque na coluna percentual (%) o valor 30%. Na
segunda linha, escolha a função "MÉDICO" e coloque 50% na coluna
de percentual.
Abaixo temos a
possibilidade de indicarmos um percentual ou valor fixo de desconto. Neste
caso, isto não será necessário. Automaticamente o hospital ficará com os
20% restantes. Use estes campos quando existir desconto de impostos, taxas ou
outro valor que deverá ser retirado do total antes do sistema calcular o
percentual dos profissionais.
Salve agora as mudanças,
feche a janela de cadastro de procedimentos e vamos fazer um teste lançando
despesas para um paciente. Abra uma ficha de paciente, lance uma visita e
clique no botão Despesas ou clique diretamente em Ver | Despesas |
Inserir, para lançar uma despesa sem lançar uma visita.
Nos procedimentos, digite
CAMPIMETRIA. O valor do procedimento já deve ter sido mostrado corretamente.
Se o valor não estiver correto, verifique as configurações para o convênio
do paciente, vendo valor de CH, tabela usada e outro itens. Cheque também no
cadastro de procedimentos se a tabela correspondente está com o valor
cadastrado para este procedimento.
Em honorários, coloque o
profissional sendo o nome do hospital. Lembre-se de que neste caso, o hospital
receberá 100% da despesa, e deverá posteriormente repassar os valores para
os profissionais envolvidos. Se você não cadastrou um profissional para o
hospital, faça-o agora clicando no botão "Profissionais".
Tudo Ok. Mas precisamos
agora indicar quem realizou realmente o procedimento e quem o solicitou, já
que estes são os profissionais envolvidos no repasse. Para fazer isto, clique
na guia "Pagamentos e Repasses". Clique no botão Calcular
repasses, embaixo na tela. Isto irá fazer com que o sistema verifique
todos os procedimentos da despesa verificando quais possuem repasse
configurado e quais funções devem ser inseridas.
No nosso caso, o sistema
lançará duas linhas, com as funções MÉDICO e SOLICITANTE, já com os
valores para cada uma das funções calculadas e mostradas. O trabalho agora
é apenas indicar quem foi o médico que realizou o procedimento, e que foi o
médico solicitante.
Este então é o trabalho que deverá ser feito
por quem lança as despesas. Lançar normalmente o procedimento, indicar o
hospital/clínica nos honorários, clicar na guia "Pagamentos e
repasses", clicar no botão Calcular repasses e indicar os
profissionais para cada função.
No caso de consultas,
procedimentos simples e exames, geralmente isto é feito no próprio local
onde o paciente está sendo atendido. No caso de cirurgias e procedimentos
complexos, geralmente o lançamento das despesas e repasses é feita no
faturamento.
Repasses fixos
Quando estávamos no
cadastro de procedimentos, vimos a existência da guia "Repasses
fixos". Se abrirmos o cadastro e olharmos as informações, veremos que
nos repasses fixos indicamos diretamente o nome do profissional e não a sua
função. Muitas vezes ficamos tentados a usarmos este tipo de repasse e não
os repasses por função.
Entretanto, o uso dos
repasses fixos é mais raro. Isto porque raramente um procedimento é
realizado sempre pelo mesmo profissional.
Os repasses fixos são
usados principalmente quando existe o caso de alguma pessoa receber
um valor ou percentual por um procedimento mesmo sem ter participado da
realização do mesmo.
Um exemplo clássico para
este caso é quando existe um médico que é dono de um aparelho de exame que
é usado por vários profissionais. Neste caso, por ser dono do aparelho, ele
recebe um percentual por cada procedimento realizado, mesmo não tendo nenhuma
participação direta.
Se este for o caso, apenas
encontre o procedimento, escolha a guia "Repasses fixos" e indique o
profissional e percentual .
Ao calcularmos os repasses
para este procedimento, o nome do profissional do repasse fixo será lançado
automaticamente antes das funções configuradas no repasses por função.
Repasses de
materiais/medicamentos
Geralmente os repasses
envolvem apenas os honorários médicos. Isto porque os valores de taxas e mat/med
são considerados custos hospitalares e representam a receita do hospital/clínica.
Mas da mesma forma que
algumas vezes o hospital pode receber um percentual sobre os honorários,
existem também casos em que o médico irá receber um percentual ou a
totalidade dos valores de mat/med e taxas.
Um exemplo típico deste
caso é quando o médico indica o uso de algum medicamento especial, e devido
a isto, recebe um percentual sobre o mesmo.
Outro exemplo é o caso de
lentes de contato, onde o médico dividirá com o hospital o valor pago pelo
paciente.
O sistema permite a
configuração para que o profissional recebe também um percentual sobre mat/med.
Inclusive é possível configurar para que ele receba apenas sobre um
determinado material/medicamento, e não sobre a totalidade do mat/med, como
no caso do médico receber um percentual apenas sobre um determinado
medicamento de uso especial.
Para fazermos isto, o
material/medicamento deve estar cadastro no módulo de estoque do sistema. Se
não estiver, faça-o agora e configure corretamente os valores para cada
tabela usada pelos convênios.
Repassando todos os
materiais/medicamentos usados pelo paciente
Em
alguns casos, o profissional que realizou o procedimento receberá a
totalidade ou um percentual não apenas sobre os honorários, mas também
sobre os materiais e medicamentos usados no procedimento. Isto ocorre, por
exemplo, quando estes materiais/medicamentos usados são do próprio médico,
o que ocorre com freqüência em exames ou atendimentos ambulatoriais feitos
no próprio consultório do médico.
Isto pode ocorrer também
quando o médico é um dos sócios do hospital/clínica, e por isto recebe
também diretamente um percentual sobre o mat/med usado.
Para configurar os repasses
para incluir materiais/medicamentos, abra o cadastro de procedimentos e
encontre o procedimento que deseja configurar. Clique na guia "Repasses
por função" e na função desejada (geralmente MÉDICO), coloque na
coluna %Mat/Med o percentual desejado. Neste caso, todo o mat/med lançado
para o paciente será repassado, no percentual indicado, para o profissional
que desempenhou esta função.
Repassando apenas alguns
materiais/medicamentos específicos
Se for necessário apenas o
repasse de alguns itens específicos e não de todos os materiais/medicamentos
lançados na despesa do paciente, podemos indicar item a item como deve ser o
repasse.
Com o estoque aberto, e o
material/medicamento desejado selecionado, clique no botão
"Repasses" no canto superior direito da tela. Note que você tem a
disposição diversas opções e campos para preenchimento.
Note também que por padrão,
a opção marcada é "Não repassar", que indica que este item não
será repassado. Troque a opção para indicar um percentual ou um valor fixo,
dependendo da sua necessidade.
Salve as modificações e
feche o estoque. Abra agora o cadastro de procedimentos e encontre o
procedimento que usa os materiais/medicamentos que você deseja incluir no
repasse. Clique na guia "Repasses por função" e na coluna %Mat/Med,
coloque o valor -1 (menos um).
Isto indica ao sistema que
ele somente deverá incluir os itens que foram individualmente configurados
para serem incluídos no repasse. Se você colocar um valor diferente, todos
os mat/med lançados para o paciente serão repassados para o profissional. O
mesmo pode ser feito para taxas, caso seja necessário.
Repasses diferentes
dependendo do convênio
Algumas vezes podemos nos
deparar com a necessidade de termos formas diferentes de repasses dependendo
do convênio do paciente.
Um exemplo é quando existe
um convênio em que o recebimento é taxado adicionalmente de alguma forma, e
por causa disto, o percentual do hospital deve ser maior, para cobrir estas
taxas adicionais. Ou talvez para um determinado convênio, o médico não irá
receber um percentual pelos materiais/medicamentos usados.
Um outro exemplo, mais
comum, é no caso de termos percentuais diferentes de repasse para pacientes
particulares.
Tudo isto é possível no
sistema. Note que na guia "Repasses por função" existe a lista Categoria,
que geralmente está selecionada na opção "<Geral>".
É possível escolhermos uma categoria diferente e indicarmos formas de
repasse totalmente diferentes, possibilitando flexibilidade total na forma
como os repasses serão feitos.
Apenas escolha o convênio
desejado e configure como de costume os repasses. Caso você mude de idéia e
queira que este convênio volte a obedecer as configurações gerais, clique
no botão com desenho de uma lata de lixo (
), no lado direito da lista de funções.
Repasses de
procedimentos cirúrgicos
Até agora usamos apenas
repasses de procedimentos ambulatoriais nos nossos exemplos. E no caso de
procedimentos cirúrgicos, existe alguma diferença ? Na verdade sim, uma bem
pequena. Isto porque até agora vimos somente casos em que o valor total dos
honorários de um procedimento iria ser repartido entre diferentes
profissionais.
Mas o que geralmente ocorre
em procedimentos cirúrgicos não é isto, pois o convênio paga separadamente
cada um dos profissionais. O valor não é dividido entre eles. Isto significa
que a soma dos percentuais neste caso é maior do que 100%. Veja o exemplo
abaixo:
CIRURGIÃO = 100%
AUXILIAR
1 = 30%
AUXILIAR
2 = 20%
Se o valor do procedimento
é, por exemplo, R$ 1.000,00, este valor não será divido entre os
profissionais. Se simplesmente configuramos o sistema para repassar desta
forma, o valor total será maior que 100% do valor do procedimento e a parte
do hospital ficará negativa !!!
Para indicarmos ao sistema
que ele não deve retirar do valor total o percentual de cada função, basta
desmarcarmos a opção "Dividir o valor entre os profissionais", que
por padrão está marcada. Fazendo isto, o sistema calculará o repasse
corretamente para os profissionais e também a parte do hospital.
Descontos e acréscimos
Em pacientes particulares,
é comum que o médico dê algum desconto ou até mesmo cobre um preço com
acréscimo, diferente dos valores normais pré-cadastrados no sistema. Neste
caso, existe um problema. Quem arcará com o desconto ou com quem ficará o
valor acrescido ?
No Doctor's Office é possível
resolvermos este problema e até mesmo controlarmos a opção de escolha para
esta questão. É possível repassar o valor do desconto/acréscimo
integralmente para o médico, para o hospital ou dividir o valor entre ambas
as partes.
Para que isto seja possível,
devemos ter uma forma de indicar ao sistema que o valor cobrado foi alterado
devido a um desconto ou acréscimo. Isto é feito de forma simples,
bastando, após lançar o procedimento na janela de despesas, trocar o
valor do procedimento calculado pelo sistema pelo novo valor, acrescido ou
descontado apropriadamente. Após isto, clique no botão com reticências
(...) ao lado do campo "Desconto", logo abaixo dos procedimentos.
Note que ao pressionar o
botão, o campo será preenchido com o valor do desconto ou acréscimo. Após
isto, ao clicar no botão Calcular despesas, o valor deste campo será
levado em consideração para o cálculo dos repasses. Note que logo abaixo
dos repasses existe uma opção que lhe permite escolher a forma como este
valor será usado no cálculo dos repasses.
Você deve escolher
esta opção ANTES de clicar no botão Calcular repasses. Se não tiver
feito isto, apenas escolha a opção correta e clique novamente me
"Calcular repasses".
Emitindo relatórios
Existem diversos relatórios
de repasses, todos no módulo de emissão de relatórios, na guia
"Adicionais". Procure no grupo "Repasses". Em geral, a
diferença entre os relatórios é o nível de detalhamento desejado.
O relatório de repasses
mostra somente o paciente, a função desempenhada pelo médico e os valores
(do hospital e do profissional). O relatório analítico mostra também os
procedimentos para cada paciente e os valores individuais repassados. O relatório
sintético já tem um formato diferente. Ele totalizará todos os
procedimentos, mostrando quantos de cada um foram realizados, e o total por
procedimento e por tipo de procedimento. É um ótimo relatório para
visualizarmos em linhas gerais com o que cada médico está recebendo mais
receita.
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