AGENDA
n
Ao agendar um paciente com agendamentos anteriores ou futuros, somente o
primeiro agendamento de cada dia era mostrado. Agora são mostrados todos
os agendamentos do paciente no dia. Em algumas clínicas é comum o
paciente ser agendado mais de uma vez no mesmo dia.
n
Na lista de espera da agenda, ao marcar um horário para paciente na
espera, o número de horários mostrados era sempre limitado a 40, para
evitar mostrar muitos horários. Mas isto ocasionava da lista nem sempre
mostrar datas até a data limite definida ao colocar o paciente na
espera. Agora o sistema mostrará horários até a data limite, mostrando 5
horários pela manhã e 5 a tarde de cada dia, até checar a data limite.
n
Na opção de buscar horários livres, acrescentadas colunas "Dia da
semana" e "Tempo" na lista com os horários encontrados, para facilitar
escolha do melhor horário.
n
Na lista de espera da agenda, ao inserir um novo paciente na lista, se
usuário não clicar na aba "Preferências de data e horário", paciente
será inserido na lista sem preferências, e o sistema não procurará por
horários livres para este paciente. Isto evita problemas ocorrendo com
clientes que simplesmente querem inserir pacientes em uma lista de
espera sem se preocupar com o sistema achando horários livres
automaticamente, o que gera um tempo de processamento adicional.
n
Ao abrir lista de espera da agenda, horários livres para cada paciente
não são procurados imediatamente, fazendo com que, caso a lista seja
grande, ela seja carregada muito mais rapidamente. Em clientes com
muitos pacientes na lista de espera, abrir a lista poderia demorar algum
tempo. Isto agora não mais ocorre e a lista é carregada imediatamente.
n
Criado atalho para tecla F2 no botão "Ok" na janela de marcação de
horários. Assim fica pratico digitar apenas os campos desejados e
pressionar tecla F2 para salvar o agendamento.
n
Na janela de marcação de horários, se digitação de senha for obrigatório
e não for digitada, não é mais mostrada uma mensagem que obriga usuário
a clicar ok. Balão é mostrado no campo "Senha" avisando da
obrigatoriedade e foco já vai para campo senha. Isto deve agilizar o
atendimento, já que evita se clicar em mais um botão ok da mensagem de
aviso.
n
Remarcação de agendamento usando botão "Remarca" ou alterando data ou
hora do agendamento, agora anota no diário informações do agendamento
antigo.
n
Botão "Cortar" agendamento agora anota no diário mais informações sobre
o agendamento para evitar que este desapareça sem que se saiba os dados
exatos dele.
n
Botão "Copiar" agendamento agora anota no diário informações do
agendamento original (agenda, data e hora) para que seja mais fácil
descobrir de onde veio o agendamento.
n
Calendário da opção de marcar vários agendamentos de uma vez, na opção
para inserir manualmente data/hora, foi substituído por calendário que
reflete completamente as configurações de dia e feriados.
n
Quando o nome de um paciente agendado era trocado, Doctor´s mostrava
mensagem para usuário perguntando se o paciente continua o mesmo ou não.
Se usuário respondesse não, uma entrada no diário era gerada, mostrando
que alguém trocou o paciente daquele horário. Mas se usuário respondesse
sim, mesmo tendo trocado o paciente, isto não era registrado, e uma
secretária com má intenção poderia usar isto para "roubar" um horário de
outro paciente e acusar o sistema de falha. Agora a troca de nome sempre
gera uma entrada no diário.
n
Se telefone, telefone2 ou e-mail foram alterados ao realizar agendamento
de paciente com ficha, estes dados são atualizados na ficha do paciente.
n
Ao realizar um agendamento de um paciente e não digitar e-mail ou
telefone, se paciente ao ser cadastrado estes dados fossem preenchidos,
na agenda, ao clicar no botão "Atender", estes campos eram limpos na
ficha de cadastro.
RELATÓRIOS
n
Após exportar um relatório, mensagem de sucesso é mostrada com opção
para já abrir o arquivo exportado no aplicativo associado a extensão.
n
Criados novos campos para serem mostrados nos relatórios de despesas:
Núm. Despesas e Obs. Despesas.
n
Novo tipo de filtro "Esteja vazio" ou "Esteja não vazio" para
possibilitar filtrar somente campos preenchidos ou não.
n
Criado novo Relatório: "Visitas X Despesas X Financeiro”.
n
Criado novos relatórios: "Solicitantes Tiss" e "Solicitantes Tiss
(Detalhado)"
n
Criado novo relatório "Transferências por Estoque" mostra todas as
transferências de um período agrupadas por “Estoque”, contendo inclusive
Origem/Destino de cada movimento.
FINANCEIRO
n
Ao clicar 2x no título da coluna dos lançamentos da aba "Lançamento",
informações são ordenadas pela coluna selecionada. Um ícone de um
triângulo mostra qual coluna está sendo usada para ordenação.
n
Opção "Lançamentos | Exportar" mostra agora mensagem de sucesso com
opção para já abrir o arquivo exportado no aplicativo associado a
extensão.
n Opção "Lançamentos | Exportar" exporta agora tb para formato
Excel (.XLS)
n
Opção "Lançamentos | Exportar" exportava lançamentos apenas em formato .TXT,
agora exporta também como HTML ou XML
ASSINATURA DO HISTÓRICO
n
Alterada a forma de configuração das assinaturas de histórico
. criada uma aba "Assinatura" na
configuração do histórico
. configurações foram dividas para
facilitar o entendimento
n
Ícone de uma assinatura com certificado não válido é agora diferente do
ícone de assinatura válida, mostrando uma exclamação em vermelho.
n
Criado um ícone com um cadeado para representar uma assinatura protegida
(sem certificado).
n
Assinaturas protegidas agora também mostram o fundo Verde ou Vermelho
caso a verificação da assinatura falhe.
n
Sistema suporta agora 3 tipos de assinaturas de histórico:
. assinatura simples: apenas grava uma
linha de assinatura indicando, o usuário, a data e hora que o histórico
foi criado e alterado pela última vez, mas continua permitindo
alterações.
. assinatura protegida (criptografada):
grava uma linha de assinatura com um HASH MD5 das informações do
histórico, além das informações do usuário que fez o histórico e data e
hora da criação e última alteração. Ao mostrar o histórico, os dados são
validados com a assinatura, o que impede que as informações sejam
alteradas de forma direta ou por fora do sistema, garantindo a
integridade dos dados. Um histórico com assinatura protegida pode ser
configurado para permitir alterações ou não, por um tempo determinado
após sua criação.
. assinatura com certificado digital:
esta forma de assinatura exige que o médico possua um certificado
digital em seu nome, e este certificado esteja disponível no momento da
assinatura. Assinando um histórico com um certificado digital garante
que realmente foi aquele médico que assinou o histórico e os dados do
certificado são gravados junto com a assinatura. A assinatura e o
certificado são validados sempre que o histórico é visualizado. Após
assinado com um certificado digital, as alterações nos históricos são
bloqueadas e qq alteração nos dados são verificadas e a assinatura é
marcada como não válida. O sistema suporta certificados instalados no
computador (A1) e também certificados em forma de cartão SmartCard (A3),
incluindo a carteira de CRM do médico, quando atualizado para smartcard
e carregado comum certificado digital válido.
n
Opção "Consultar | Meus históricos à assinar" da janela de histórico
está agora funcional. Esta opção mostra lista de todos os pacientes e
históricos que foram salvos com uma assinatura temporária ou com uma
assinatura feita com certificado da clínica. Uma assinatura temporária é
gerada sempre que a configuração de assinatura do sistema estiver
ativada para assinar automaticamente com assinatura protegida ou com
certificado digital, mas foi ligada a opção de permitir alterações por
um determinado tempo. Neste caso, ao gravar o histórico, é gerada uma
assinatura temporária. Este histórico deve ser posteriormente assinado
usando um certificado para torna-lo realmente assinado.
n
Na janela de Cadastro de Profissionais, é possível agora indicar o
certificado digital padrão de cada médico, e o tipo deste certificado
(Local ou SmartCard). Isto facilita a assinatura, que sempre usará como
padrão o certificado indicado para cada médico.
n
Na configuração do histórico, é possível indicar o tipo da assinatura
que o médico deseja realizar em seus históricos, e de que forma esta
assinatura será feita. Uma assinatura do tipo Simples ou Protegida
(criptografada) é sempre adicionada ao histórico imediatamente após a
gravação. Para estes tipos de assinatura, não é necessário clicar no
botão "Assinar" para que o histórico seja assinado. Para assinaturas
usando certificado digital, o histórico será realmente assinado com o
certificado somente após confirmação do médico, que visualizará os dados
do certificado usado para assinar, e eventualmente será necessário a
digitação de senha (PIN), no caso de uso de certificado em SmartCard.
Somente depois da confirmação, o histórico será assinado com o
certificado.
n
No histórico, foi adicionado um novo botão "Assinar", que permite ao
médico assinar o histórico no momento que desejar. Este botão tem
funcionalidade apenas no caso de assinaturas com certificado digital e
com a permissão para alterações no histórico após a gravação ativada.
Para outros tipos de assinatura, ou com a permissão de alteração de
históricos desligada, o médico nunca precisará pressionar este botão. Ao
gravar o histórico, automaticamente ele será assinado. No caso de
assinatura com certificado, uma janela de confirmação será mostrada.
n
Sistema suporta também que o administrador da clínica force para todos
os usuários a forma que os históricos devem ser assinados, além do tempo
que o histórico poderá ser alterado até que sua alteração seja bloqueada
em assinaturas provisórias e assinaturas protegidas. Esta configuração é
feita no módulo de configuração do sistema, aba "Atendimento". Se esta
configuração for feita pelo administrador, estas opções são
imediatamente desabilitadas na configuração do histórico pelo médico.
Todos os médicos então serão obrigados a utilizar a configuração feita
pelo administrador.
n
É possível ao administrador facultar a cada médico a forma como este
deseja que os históricos sejam assinados (ou não) e o tempo que o
histórico ficará com permissão de alteração.
n
A janela de configuração de assinatura do histórico é mostrada sempre
que o botão "Assinar" é pressionado ou automaticamente, caso um
histórico seja gravado com o tipo de assinatura sendo "Certificado
digital" e não é permitida alterações no histórico. Esta janela permite
ao usuário trocar o tipo de assinatura padrão ou assinar usando um outro
certificado. Somente certificados válidos são mostrados e o certificado
é validado ao ser selecionado, não sendo permitido assinatura com
certificado vencidos ou que não sejam certificados para assinatura
digital.
HISTÓRICO
n
Quando opção de lista de atendimentos sempre visível estivesse ligada,
ou lista inteligente, os botões para navegar pelos atendimentos ficavam
desativados. Agora eles ficam sempre ativados.
n
Botão “Assinar” foi adicionado à janela do histórico, sendo posicionado
ao lado do botão Gravar.
n
Botão "Amplia" foi reduzido e reposicionado. Agora o mesmo se encontra
ao lado do botão de bloqueio dos atributos (Cadeado).
n
Botão “Limpa” foi removido da janela. Agora é acessível apenas pela
opção de menu Formato/Limpar formato atual.
n
Botão “Pré-Consulta” foi adicionado à janela do histórico, sendo
posicionado ao lado do botão Resumo. Este botão tem a mesma função da
opção de menu Consultar/Abrir pré-consulta.
ESTOQUE
n
Tela de cadastro de Lotes agora possui mais informações como Nome do
Estoque mostrado, Total de itens do produto neste Estoque e quantidade
total entre os Lotes.
n
Na saída de estoque, se um produto possuir lote mas nenhum for
informado, a célula ficará destacada em vermelho. E se o usuário
insistir em Registrar, será dado uma mensagem de alerta.
n
Na saída de estoque agora não são mais mostrados os Lotes que não
possuem mais quantidades.
n
Na entrada de estoque, Lotes com quantidade zerada são mostrados por
último no grid de listagem de Lotes.
n
Atender requisições e/ou Marcar requisições como atendidas agora
dependem de acesso em configurações do sistema.
n
Na tela de Saída de Estoque os itens que não possuem quantidade
suficiente agora são destacados em vermelho, também é exibida uma
mensagem abaixo do grid.
n
Implementado novo relatório de requisições pendentes por data de
atendimento, que exibe a quantidade requisitada, quantidade em estoque,
diferença das quantidades e pra quando é necessária a requisição.
n
Agora no estoque é possível controlar lotes dos estoque adicionais. Os
lotes dos estoques adicionais podem ter o mesmo nome que os lotes do
estoque principal porém na entrada ao exibir a janela de lote irá exibir
o lote com a quantidade somada do estoque principal + estoques
adicionais, e ao registrar a entrada a quantidade do item será
acrescentada no lote do estoque que foi escolhido.
n
Ao fazer transferência entre estoques e escolher um determinado lote a
quantidade será transferida para o estoque de destino e caso o lote não
exista será criado e se já existir o saldo será atualizado.
n
Número da requisição ao estoque agora é mostrado na folha de impressão.
DESPESAS / TISS
n
Cor usada para mostrar nome, código e valores de uma tabela vinculada
nas janelas de manutenção não era muito visível em alguns tipos de
monitores. Usado agora um cinza mais escuro.
n
Agora, ao abrir a janela TISS de uma despesa ou internação antiga, com
mais de 3 meses, esta guia é inserida na lista lateral. Anteriormente,
visualizar guias antigas poderia confundir o usuário, por não ver o
número da guia na lista do lado esquerdo.
n
Na janela de despesas, no botão que abre a lista de despesas do
paciente, criada nova coluna "Guia" que mostra o número da guia da
despesa.
n
Ao abrir uma despesa de paciente internado, campo "Guia" agora fica com
fundo cinza, para indicar que é um campo que não deveria ter seu valor
alterado, porque o valor é obtido da internação automaticamente.
n
Nas despesas, ao abrir a janela de despesas pela janela de internação, e
posteriormente clicar no botão "Nova despesa", o campo de "Guia" agora
já é preenchido com a guia da internação. Anteriormente campo vinha em
branco, o que poderia causar problemas e confusão.
n
Criada nova permissão "Alterar data ao lançar novas despesas".
n
Criada nova permissão "Alterar data de uma despesa lançada
anteriormente".
n
Ao exportar XML TISS e em "Marcar despesas:" selecionar "Faturadas",
despesas do XML tinha o status trocado para "Faturado". Agora, a data e
usuário que realizou a exportação também são gravadas na despesa, no
campo que já existia que indicava a data e usuário. Antes estes dados
eram marcados apenas ao gerar o relatório de faturamento e fechando a
fatura.
n
Suporte para impressão de guia TISS de "Guia de Solicitação de OPME"
para impressão de guia anexa com solicitação de OPMEs. Na guia de
"Solicitação de SADT" existe campo "Anexar guia de solicitação de OPME"
e na guia de "Solicitação de internação" existe campo "OPME". Marcando
estas opções e clicando no botão ao lado para indicar as informações da
guia, ao visualizar ou imprimir a guia será gerada guia anexa de OPME.
n
criado novos campos de "Guia operadora" nas guias TISS de "Solicitação
de internação" e "Resumo internação" com valores digitados pelo usuário.
Estes valores serão usados se na configuração TISS do convênio o campo
"Guia operadora" estiver com a opção "Digitado pelo usuário".
n
Criado novo status de despesa "Glosada"
OUTROS
n
No módulo de mala direta, além de escolher um arquivo com extensão .HTM
agora também é possível escolher um arquivo que foi feito a partir do
Word 2007 com extensão .DOCX para ser utilizado como corpo de e-mail.
n
Na tela de pedido de exame foi inserido o campo "Data do exame", porque
se o exame for realizado daqui a 6 meses, e o pedido de exame estiver
com data da emissão, o convenio pode não aceitar o pedido.
n
Na configuração do Médico, no módulo de configuração do sistema, no
campo de informações adicionais, agora é possível colocar informações
adicionais que serão mostradas na assinatura dos impressos, separadas
por linha. Colocando <CR> indica uma quebra de linha.
Por Exemplo:
CRM
1234/SP<CR>Oftalmologia<CR>Especialista em Catarata
n
Receita oftalmológica agora suporta a impressão de mensagens,
posicionadas geralmente no rodapé da receita, como por exemplo mensagem
de natal, feliz ano novo ou até mesmo com informações relevantes, como
dados do paciente (peso, altura) ou outra informação qualquer o médico
desejar.
n
Nova permissão para emissão de recibos, "Alterar registrar ao imprimir",
que quando desligada não permite ao usuário desmarcar a opção "Registrar
recibo ao imprimir", forçando todos os recibos impressos a serem
registrados.
n
Suporte a novas macros para obter nome do paciente de diferentes formas.
Macros suportadas em todo o sistema (visitas, etiquetas, laudos):
. @Nome / @Paciente: ANTONIO CARLOS DA
SILVA
. @NomeSobrenome: ANTONIO SILVA
. @PrimeiroNome: ANTONIO
. @Sobrenome_Nome: SILVA, ANTONIO
. @SobrenomeRestoNome: SILVA, ANTONIO
CARLOS DA
. @Sobrenome / @UltimoNome: SILVA
n
Diário de eventos do sistema agora permite redimensionar a janela para
melhor visualização. A altura das linhas das mensagens, agora também são
redimensionadas para sempre mostrarem todo o conteúdo.
n
No cadastro de profissionais, na lista de profissionais, coluna de tipo
do profissional agora é uma lista com F e J para evitar que usuário
digite outras opções.
n
Na janela com informações do sistema (Sobre o sistema), clicar no número
de série abre agora um painel com o NS ampliado e botão que permite
copiar o NS para área de transferência. Alguns clientes tinham
dificuldade em visualizar o NS.
n
Suporte a mensagens maiores no envio de mensagens do sistema.
n
Melhorias para diminuir possibilidade de travamento no sistema devido ao
arquivo de mensagens ficar congelado após envio ou recebimento.
n
No cadastro de procedimentos, tabela que será usada para mostrar códigos
e valores ao clicar no botão de listar todos os procedimentos é mostrada
agora em verde. Clicando no nome da tabela desejada é possível trocar a
tabela a ser usada na listagem. Ao clicar no botão de listagem, esta
tabela é armazenada nas preferências do usuário, sendo selecionada
automaticamente na próxima abertura da janela.
n
Código padrão para consulta usada na guia TISS de consulta quando uma
guia era emitida sem lançamento de despesas trocado de "00010014"
(tabelas antigas) para "10101012" (código TUSS e CBHPM). Este código
pode ser trocado na aba TISS, campo "Código consulta:".