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Lista de recursos
do Doctor´s Office 2014
Novidades na agenda, histórico e faturamento TISS 3.02.00 |
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AGENDA
nAgora
você poderá exibir até quatro calendários simultâneos com visualização
dos dias que estão lotados, dias que possuem horários livres e feriados. Clicar no calendário já posiciona
a agenda no dia.
Nos calendários podem ser visualizados feriados, dias sem horários vagos
e dias não disponíveis para marcação.
nÉ
possível indicar para cada agenda se ela deve permitir a marcação de
agendamentos em feriados ou não. Com
o Doctor´s Office 2014 já vão inseridos os feriados nacionais, mas o
usuário poderá acrescentar novos feriados.
nLocais
com monitores com resoluções maiores podem colocar de 1 a 4 calendários
lateralmente, que ficarão sempre visíveis. A navegação ficou mais
simples e informações relevantes são mostradas nos calendários por
diferentes cores, que podem ser escolhidas pelo usuário. |
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Visualização geral da agenda |
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nCom
a versão 2014 o usuário poderá limitar o número de agendamentos para
cada agenda. Escolha
o tipo de atendimento e o convênio desejado e informe o seu limite
diário, semanal e mensal. Crie, por exemplo, um limite para o número máximo de
retornos por dia, semana ou mês. Se você permite que um determinado convênio ou
paciente particular possa marcar mais retornos por dia, apenas crie um limite
especial para esta categoria.
nCom
a nova versão você poderá limitar que determinado convênio apenas
permita marcar no máximo X exames de um tipo por mês, ano ou intervalo
de tempo. Se o convênio limita que um exame só possa ser realizado para
o mesmo paciente a cada 365 dias, crie facilmente um limite para isto.
nÉ possível também
a criação de limites por paciente. Exemplo: para todos os convênios
pode ser marcado apenas uma "consulta" a cada 25 dias por paciente.
Se para algum convênio o intervalo é diferente,
apenas crie um limite especial para este convênio ou particular.
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Configuração dos
limites por agenda (geral ou por paciente)
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nCriada
na agenda uma lista de espera de pacientes que estão aguardando por um
horário. Cada agenda terá sua lista de espera
separada, onde a secretária poderá inserir pacientes que estão
aguardando por uma vaga na agenda.
nAo
inserir um paciente na espera da agenda, poderá ser indicado sua
preferência por um determinado dia da semana, ou indicar que o paciente
só pode ser atendido pela manhã ou a tarde. Quando um horário ficar disponível, o
sistema irá indicar em um painel lateral, quais os pacientes que estão
aguardando por um horário que está disponível.
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Lista de espera da agenda
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nAo inserir um paciente na espera da agenda,
podemos indicar o limite máximo que este paciente está disposto a
aguardar pelo agendamento. Se esta data for ultrapassada sem que o
paciente seja agendado, ele será automaticamente retirado da espera,
onde poderá ser consultado posteriormente e até mesmo recolocado na
agenda, caso seja desejado.
nSe
o monitor possuir resolução suficiente, o usuário poderá configurar para
ficar sempre visível a lista de espera da agenda em um painel lateral.
Nele será possível visualizar os pacientes da lista de espera, indicando
para quais já existem horários disponíveis de acordo com a preferência
do paciente e quais ainda não existem horários disponíveis.
nAgenda
agora permite configurar os horários de atendimento ou bloqueio por dia, e
não apenas por dia da semana. A secretária poderá, por exemplo,
especificar que somente no dia 03/10 o médico não irá atender a tarde,
ou poderá bloquear apenas o dia 05/11. É possível também especificar os
intervalos de atendimento de um dia em especial, como por exemplo, no
dia 10/11 o médico irá atender somente à tarde, e com intervalo de
atendimento diferenciado do normal.
nÉ
possível agora repetir cada horário da agenda o número de vezes que
achar necessário. Útil em casos em que na mesma agenda é possível várias
marcações para o mesmo horário, como no caso de agendas de fisioterapia,
onde podemos ter vários fisioterapeutas atendendo ao mesmo tempo.
nAgora
é possível visualizar em um painel lateral a lista de convênios
atendidos ou não atendidos pelo médico, facilitando o atendimento
da secretária. Na configuração da agenda, é possível indicar se deverá
ser mostrado os convênios que o médico atende ou os que ele não atende,
dependendo da quantidade de cada um. Se o monitor não tem espaço
suficiente para um painel lateral, é possível mostrar esta lista em uma
linha de status, abaixo dos agendamentos.
nO
usuário agora poderá também visualizar um painel com lista de horários
livres da agenda atual. Podendo escolher a quantidade de dias, o máximo
de horários livres e a quantidade de horários a serem mostrados em cada
dia. Por padrão, os horários livres dos próximos 90 dias serão mostrados
(até o máximo de 20 horários, por padrão). Quando qualquer horário é
liberado na agenda, mesmo que por outro computador, a lista de horários
é atualizada automaticamente, então manter a agenda com a produtividade
de marcações máxima é agora muito mais fácil.
nNa
aparência da agenda, criada nova configuração de cor para as linhas da
agenda. Assim, em monitores com baixo contraste é possível mostrar as
linhas em um tom mais escuro.
nCriado
opções de configuração para: alterar tamanho das janelas, alterar largura das colunas
e podendo redimensionar toda agenda, sendo que o tamanho e posição da
janela será armazenada para cada usuário.
nLocalizar
um horário livre com a versão 2014 ficou muito fácil. Criado recurso
apenas para visualização e localização de horários livres, não só na
agenda atual, mas em todas as agendas do sistema. Ao localizar um
horário, é possível levar em conta a preferência do paciente:
- Data: hoje, esta semana,
no dia escolhido, dia da semana, entre os dias, qualquer data (a
parir da data atual).
- Horários: Período da
manhã, tarde, noite, em um horário especifico, entre os horários ou
qualquer horário.
- Limite de busca: poderá
limitar até quantos horários devem ser encontrados com os critérios
predefinidos.
- Agenda: Escolher qual
agenda deseja procurar, somente da agenda atual, todas as agendas ou
nas agendas do grupo (poderão ser criados grupos de agendas, ex:
grupo de ginecologistas, grupo de oftalmologistas).
nÉ
possível o envio de email logo que o horário é marcado, para servir como um
lembrete do seu agendamento.
- Crie modelo geral que poderá conter macros do
sistema.
- Crie também textos diferentes do padrão para o corpo do e-mail
dependendo do tipo de atendimento do paciente. Poderá ser criado
facilmente um modelo ligado para cada tipo de atendimento. Exemplo:
Um exame específico necessita de preparação especial, crie
então um modelo de e-mail com os procedimentos que devem ser
realizados pelo paciente antes do exame.
nPodem
ser também enviados emails para todos os agendamentos de um dia (ou
faixa), com texto
personalizado. É possível, por exemplo, enviar email para todos os
pacientes agendados para amanhã lembrando de seu agendamento. Exemplo:
Caro Sr. João, lembre-se de seu agendamento marcado para amanhã
(10/10/2014) para o Dr. Carlos Alberto.
nÉ possível agora que cada tipo de atendimento agendado seja mostrado em
uma cor diferente, facilitando a visualização, assim é possível, por
exemplo, destacar as consultas de primeira vez com uma cor diferente.
nNa janela de marcação de pacientes na agenda é possível escolher os
tipos de atendimento pelo teclado e não apenas pelo mouse, acelerando a
marcação em locais com muitos tipos de atendimento.
nVárias mudanças na janela de marcação de consulta. Veja algumas:
- As informações importantes sobre o
paciente sendo agendado são mostrados imediatamente em painéis laterais,
não sendo mais necessário clicar em botões para visualizá-las.
- Ao escolher um paciente que já
possui ficha, a lista dos seus 10 últimos atendimentos já é mostrada,
permitindo à atendente visualizar informações importantes sobre as
últimas vezes que o paciente veio até a clínica.
- Um painel mostra a lista das últimas
marcações deste paciente na agenda, mostrando inclusive o status dos
agendamentos. Assim é possível visualizar facilmente que um paciente
marcou várias vezes e não compareceu ou desistiu.
- Mostrado um painel com os
agendamentos futuros do paciente sendo agendado, assim é possível
visualizar se o paciente já tem outro horário marcado, evitando
marcações duplicadas. É possível inclusive desmarcar este horário
diretamente na janela de marcação, caso o usuário tenha permissão para
isto.
-
Todos os limites criados para a agenda também são mostrados em um painel
lateral durante a marcação. Se a agenda limita o número de retornos, a
atendente já irá visualizar que o número de retornos já foi atingido sem
precisar clicar em nenhum botão. Os limites são sensíveis ao convênio e
tipo de atendimento do agendamento. Assim, se o paciente é particular,
somente os limites para paciente particular são mostrados.
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Janela de marcação de consulta
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nAlém do aviso dos limites alcançados no painel lateral, se o usuário
tentar agendar um paciente com algum limite ultrapassado, o sistema irá
avisar do limite e, dependendo da configuração, permitir ou não o
agendamento.
nNão existe mais limites para o número de tipos de atendimento que podem
ser marcados para um único agendamento. Em versões anteriores, se fossem
marcados um número grande de tipos de atendimento para o mesmo
agendamento, os últimos poderiam não ser mostrados.
nAgora
é possível configurar na agenda os horários de um dia
específico mesmo que em um dia da semana não válido. Agora o
sistema "abre" este dia para marcação.
nAo
marcar um agendamento, é possível agora digitar "**** TEXTO
QUALQUER ****" ou "#### TEXTO QUALQUER ####" sem que isto
faça o sistema realizar uma busca por um paciente com este
nome. Isto é algo muito comum feito pelas secretárias para
destacar algo ou para deixar um comentário em um horário que
não deve ser usado. Anteriormente o sistema tentava fazer
uma busca.
nNo
atestado de comparecimento, foram criados campos para hora
inicial, final e motivo, sendo possível indicar exatamente
quando o paciente esteve no consultório e por qual motivo.
deixando estes campos em branco, o atestado de
comparecimento é idêntico ao das versões anteriores.
HISTÓRICO
nSeu
histórico também poderá aproveitar as resoluções maiores dos monitores.
nO
médico agora poderá posicionar e dimensionar o tamanho da janela de
acordo com suas preferências. O novo tamanho escolhido e a posição do
histórico será salva separadamente para cada usuário.
nCaso o médico tenha monitor com resolução maior, poderá colocar a
lista de atendimentos do histórico sempre visível. Facilitando assim a
escolha de qual histórico deseja visualizar, economizando um click em
cada visualização.
nA
lista de atendimentos do histórico agora pode ser organizada por nome do
formato, por ano ou por médico. Assim, é possível visualizar facilmente
apenas os atendimentos que um médico realizou, no caso de clínicas onde
vários médicos podem atender o mesmo paciente.
nOs
lembretes agora são separados por médicos, então se vários
médicos atendem o mesmo paciente, cada um poderá anotar seu lembrete e
indicar se deseja que outros médicos possam visualizá-lo ou não.
nAgora ao criar um formato de histórico, o médico poderá indicar que um
atributo tem a opção sim/não. Ao digitar o histórico, isto será mostrado
como uma marca de check, tornando a digitação mais simples nestes casos.
nO
médico agora poderá criar formatos de históricos que serão usados pela
sua secretária para fazer um pré-atendimento (pré-consulta) para o paciente.
Isto permitirá que a secretária obtenha dados do paciente antes que este
entre no consultório, como peso, altura, pressão, queixas principais e
antecedentes.
nPara
criar um modelo de pré-consulta na versão 2014 é bem simples. O usuário
poderá escolher na lista de formatos do médico quais atributos vão fazer
parte da pré-consulta o médico pode também criar novos atributos
manualmente, mas é interessante usar os mesmos atributos do seu
histórico.
nQuando
o médico for abrir o histórico, se existir uma pré-consulta digitada
para hoje, é aberta uma janela lateral mostrando os valores que foram
digitados pela secretária. Com apenas um click, ele já poderá
lançar os valores da pré-consulta no histórico.
nNo
módulo da secretária e na visita está disponível botão para
digitar uma pré-consulta. |
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Janela de Pré-consulta da secretária
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Inserindo a Pré-consulta no histórico do paciente |
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nAgora
é possível escolher também a cor das linhas das tabelas do
grid do histórico, através da janela Opções/Formatação.
nBotão
para exportação do histórico agora suporta exportar também
todos os históricos, não apenas o histórico atual.
nNovos
recursos de assinatura do histórico:
- A opção "Assinar
automaticamente o histórico do paciente" é uma
assinatura simples padrão, colocando apenas o nome do
usuário que preencheu no final do histórico.
- A opção "Assinar permanentemente de forma
criptografada" torna o histórico original e permite
alteração apenas no dia de sua criação.
- Novas informações adicionadas a assinatura como : Data
e Hora da última alteração.
nAo
assinar um histórico, a linha de assinatura agora é sempre
mostrada. Ela não pode ser alterada ou excluída.
FATURAMENTO
nSuporte ao novo formato 3.02.00 de exportação XML TISS.
nNova janela de custos adicionais, que agora não
possuem mais limites para o número de itens para um procedimento.
nNa
nova janela de custos adicionais, é possível agora a criação de custos
adicionais separados por convênio ou por médico. Assim é possível criar
para um mesmo procedimento, custos adicionais diferentes para particular
ou outro convênio. Se um médico tem suas preferências de quais materiais
usar, é possível criar uma lista de custos adicionais especialmente para
ele. Quando o procedimento for lançado na despesa, o sistema irá
escolher automaticamente a lista de custos adicionais mais indicadas
para o convênio ou médico.
nAo
inserir os itens de custos adicionais de um procedimento, agora é
possível indicar como o sistema deve agir se este mesmo item já estiver
lançado na despesa, indicando se ele deve ser inserido novamente, sua
quantidade adicionada ou se ele não deve ser contabilizado se não
existir. Útil quando é lançado mais de um procedimento e todos eles
possuem custos adicionais, e alguns itens, como taxa de sala ou outros
não devem ser adicionados.
nÉ
possível agora definir para cada tipo de atendimento diversos passos
obrigatórios no momento que uma visita é realizada, com o objetivo de
dificultar fraudes e também forçar a realização dos procedimentos
obrigatórios pelas atendentes:
- Obrigatório
lançamento de despesas ao registrar a visita.
- Obrigatório
lançamento de pagamentos ao registrar a visita.
- Obrigatório
impressão da comanda ao registrar a visita.
nNovo
campo "Guia operadora" criado na aba "Guia de consulta" da
janela do TISS. Alguns convênios estão gerando o número da
guia na operadora e exigindo a sua impressão e que este
número seja exportado no XML.
nSuporte
a impressão de guias de SADT com muitos procedimentos ou
profissionais, ultrapassando o máximo de um página. Novas
páginas da guia de SADT são geradas até que todos os
procedimentos/profissionais sejam impressos. Cada página é
totalizada com os procedimentos que estão contidos na
página.
nSuporte
a impressão de guias de internação com muitos procedimentos
ou profissionais, ultrapassando o máximo de um página. Se
uma internação tiver agora mais de 10 procedimentos, sistema
agora irá realizar a impressão do verso da guia de
internação e a geração de páginas adicionais da guia de
resumo, caso necessário.
nÉ
possível agora se escolher quais procedimentos cada
profissional participou nas internações. Antes era possível
apenas escolher a participação do profissional em guias de
SADT.
nNovo
campo "Número guia operadora" foi criada na janela do TISS,
na aba de SADT/SP, que permite digitar o valor de um número
de guia gerado pelo convênio. No cadastro de categorias, na
aba "TISS", foi criada uma nova opção "Fornecido operadora"
para o campo "Guia operadora". Geralmente os convênios
querem que o número da operadora seja igual a senha ou ao
número da guia, mas agora está ficando mais comum alguns
convênios exigirem um número diferente para este campo.
nGuias
TISS e XML 3.x suportam agora PACOTES DE TAXAS. Para indicar
que uma taxa é um pacote, escolha no campo "Tipo" da taxa o
tipo "PACOTE". Caso este tipo não exista, apenas clique no
botão "..." ao lado do campo tipo e crie um tipo com este
nome (PACOTE).
nNovo
campo "Tabela pacote" criado na janela de manutenção de
categorias (convênios). Com este campo é possível indicar
qual tabela deve ser usada no caso de pacotes, se a tabela
98 (padrão) ou a tabela 00 (tabela própria). Isto porque
alguns convênios estão exigindo que os pacotes sejam
faturados não com tabela 98 mas sim com tabela 00.
nNovo
campo "Pertence ao TUSS" criado nas janelas de manutenção de
Procedimentos, Taxas e Materiais/Medicamentos (estoque).
Este novo campo é marcado por padrão para todos os itens, e
quando desmarcado, indica que o item não pertence a tabela
TUSS da ANS, e desta forma pode ser tratado de forma
diferente pelo sistema.
nNovo
campo "Tabela não TUSS" criado na janela de "Tabela de
preços" do sistema (Cadastros|Tabela de preços). Este novo
campo permite que o usuário escolha uma tabela TISS
diferente da padrão que será usada se o item (procedimento,
taxa, mat/med) não pertencer a tabela TUSS, ou seja, tiver o
campo "Pertence ao TUSS" desmarcado. Isto é útil porque
muitos convênios estão exigindo que os itens do TUSS sejam
faturados com o código da tabela TUSS (18,19,20 ou 22) mas
os itens não TUSS sejam faturados com tabela 00. Desta
forma, basta indicar que a tabela para Não TUSS é 00 e
desmarcar o campo "Pertence ao TUSS" dos itens que possuam
código próprio.
nCriado
novo campo "Observação" na guia TISS de Solicitação de
Internação.
ESTOQUE
nAo
importar um arquivo txt para o estoque, para novos itens,
que serão inseridos, é possível agora indicar o grupo
(Material, Medicamento, etc) que ele pertence.
nO
Cadastro de Unidades na janela de cadastro do estoque, agora
permite a abreviatura da unidade ter até 5 caracteres.
nAdicionado
perfis de configuração para importação do brasindice para
suportar a importação de novos campos.
nCriado
novo campo ("Pertence ao TUSS") no cadastro de itens no
Estoque.
FINANCEIRO
nNa
janela de parcelamento de lançamentos, criado novo campo ao
lado de “Dia vencimento” com o nome “’1a parcela em:”
contendo lista de meses do ano. Usuário pode agora trocar o
mês inicial do parcelamento mais facilmente, sem precisar
voltar para a janela de lançamento para trocar a data de
vencimento.
nNa
janela de parcelamento de lançamentos, possível agora
indicar se os botões facilitadores para calcular a data da
entrada (data de vencimento da 1a parcela) são baseados na
data atual ou na data que foi feito o lançamento.
nNa
janela de lançamentos do financeiro, criado novo campo
"Observações" que permite digitação de observações de
qualquer tamanho para cada lançamento.
nCriada
na janela de configurações do financeiro, aba "Integração",
opção para marcar integração com sistema de terceiros para
emitir notas fiscais eletrônicas. No momento a P&S possui
parceria com software da NSEMail (www.nfemail.com.br), e o
financeiro gera um XML de nota fiscal eletrônica que pode
ser importado pelo sistema/portal, que emite, armazena e
gera estatísticas das notas fiscais emitidas. Habilitando
esta opção, o botão "Nota fiscal" passa a ser mostrado na
janela de lançamento do financeiro, permitindo que uma nota
fiscal seja gerada para o lançamento sendo feito. O XML da
nota é gerado na pasta "DOCTORS\EXPORTAR\NF" e é importado
automaticamente pelo software da NFemail.
nNa
janela de parcelamentos de um lançamento, criado botão "30
dias" para opção de "entrada para ... dias"
nNa
janela de parcelamento, criada opção para indicar que os
botões de atalho para calcular a data da 1a parcela serão
baseadas na data atual ou na data que o lançamento foi
feito.
nCriado
novo botão "Despesas" na janela de lançamentos de
recebimentos do módulo financeiro. Com este botão é possível
visualizar a despesa que gerou o lançamento financeiro, caso
este lançamento tenha sido gerado dentro da janela de
despesas ou criado automaticamente ao fechar uma fatura com
a opção de lançar os itens da fatura como lançamentos do
financeiro. Botão só fica ativo em "recebimentos", na
visualização/alteração de um lançamento já existente, e se
este lançamento tem uma despesa vinculada. Usuário também
precisa ter permissão para acessar módulo de despesas.
IMAGENS
nDoctor´s
agora utiliza nova forma de captura de imagens e é agora
compatível com praticamente todas as placas de captura
existentes, incluindo placas de captura Full HD, permitindo
captura em altíssima resolução.
- Suporta
captura em full hd ou na máxima resolução de captura que
o dispositivo suporta.
- Novas
opções para escolha do dispositivo de captura, fonte da
captura do dispositivo e resolução desejada diretamente
na janela de captura.
- Informações do dispositivo, fonte e resolução agora
são salvas pelo sistema.
-
Suporte a todos os dispositivos que possuam driver WDM
(alem dos antigos VFW) e DirectX 8 ou superior
instalado, ou seja, praticamente todas as placas de
captura do mercado.
OUTROS
nCriadas
novas opções em Configurar Sistema/ Administração na aba
Atendimento:
- Nova
opção criada para permitir todos os médicos alterar
históricos livremente somente no mesmo dia que histórico
é criado.
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Nova opção criada para permitir obrigar todos os médicos
assinar o histórico criptografadamente.
nAdicionado
novo recurso que permite ouvir o som selecionado para a
mensagem.
nAdicionado
novo recurso que permite configurar freqüência e duração do
Bip na mensagem.
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