Doctor's
2000
O que há de novo
Doctor’s Office está
repleto de novidades, com mais de 300 itens de melhoramentos, incluindo novos
recursos, recursos melhorados e muito mais. Veja abaixo algumas das mudanças
principais.
Você pode ainda ver as novidades do Doctor's Office 2000 de duas formas:
HISTÓRICO
Doctor's agora suporta
vários históricos no mesmo dia. Um mesmo paciente poderá ser atendido
várias vezes em um mesmo dia, inclusive com formatos diferentes.
Histórico do Doctor's agora
suporta número ilimitado de texto em cada linha de valor. Não existe mais
limitação do quanto se pode digitar em cada linha.
No histórico, criada coluna
para indicar informações anexadas (desenho de um clips). Caso existam
informações anexadas (textos adicionais) ou imagens a um atributo, será
mostrado o desenho de um clips (anexo). Isto permite aos usuários saberem
quais atributos possuem informações anexas sem necessitar mover o indicador
de posição.
Histórico e Informações
Clínicas unificadas em uma única janela, facilitando visualização das
informações e compartilhamento dos recursos.
Doctor's Office permite agora
a inserção de uma tabela dentro de uma célula de valor do histórico. Isto
significa que em um único atributo poderão ser digitados diversos valores de
forma fácil e visualmente agradável. Ao marcar um atributo como do tipo
"tabela", o usuário poderá informar quantas linhas e colunas
deverão ser criadas. Isto permitirá a criação de formatos sofisticados,
diminuindo o número de linhas dos históricos, tornando mais fácil a
digitação.
Visão global permite agora a
visualização de diversos atributos ao mesmo tempo. Usuário poderá indicar
quais informações do histórico ele deseja visualizar a evolução. O
sistema criará uma coluna para cada atributo escolhido. O resultado destas
pesquisas podem agora ser impressos. Com este recurso, usuário poderá criar
uma visão global em que visualiza, por exemplo, a evolução de um conjunto
de informações do paciente, como Queixas + Exames + Diagnóstico +
Medicação.
Criado Botão (...) no
histórico que permite criar uma barra de status contendo o valor de atributos
do histórico. Isto permite ao médico manter sempre visíveis informações
importantes do paciente, como DPP, Gesta, Pari, Abort, Alergias, Peso ou
qualquer outra informação.
Histórico mostra agora
número de pacientes o estão aguardando (lista de espera). Usuário pode
agora também chamar próximo paciente da lista de espera com apenas um click
ou abrir a lista de espera sem fechar a janela de histórico. Este recurso
pode ser desabilitado pelo menu "Opções".
Histórico agora mostra um
cronômetro que mede o tempo de atendimento ao paciente. Existem opções para
"zerar" ou "paralisar" este cronômetro.
AGENDA MÉDICA
De forma a permitir que
diversos computadores marquem horários na mesma agenda médica
simultaneamente, Doctor's agora bloqueia um horário que está sendo
preenchido antes que seja efetivamente confirmado. O bloqueio do horário
será imediatamente visto em todas as agendas (refrescamento automático).
Agenda médica permite a
digitação de observações para cada horário marcado. Útil para anotar
comentários, informações adicionais e etc.
Criado tabulador (orelha) na
agenda médica que permite ao médico escolher qual período do dia deseja
visualizar. O Doctor's mostrará somente os pacientes marcados no período
selecionado, facilitando a visualização dos horários e pacientes.
Criado botão Remarcar na
agenda de Marcação de Horários. Com este botão, o horário, data ou agenda
que um paciente estava anteriormente agendado pode ser facilmente alterado.
Criado botão de bloquear
horário na agenda médica. Isto permite ao usuário bloquear facilmente
horários onde não poderão ser marcados pacientes. É permitida a seleção
(bloqueio) de vários horários simultaneamente.
Acrescentada coluna "Atendente"
agenda. Foi incluído este campo (campo de senha) na janela de marcação de
horários.
Acrescentado tabuladores na
agenda médica que mostra as últimas 9 agendas utilizadas pelas secretárias.
Isto torna o acesso a agenda dos médicos mais fácil, com apenas 1 click,
principalmente em clínicas com grande número de médicos.
Implementado recurso de
"arrastar e soltar" na agenda para mudar o horário marcado de um
paciente. Para mudar o horário de um paciente para o mesmo dia, apenas clique
no paciente e "arraste-o" para o novo horário.
Na agenda médica, inseridos
novos botões (Copiar, Cortar, Colar) que permitem ao usuário manipular
rapidamente os horários usando a área de transferência. Estes botões
permitiram a secretária duplicar um horário para um paciente ou transferi-lo
para outro horário ou outra agenda muito mais rapidamente.
FICHA DE CADASTRO
Criado recurso de busca
fonética de nomes. Ao se clicar no botão Procura, um novo botão é mostrado
à frente do campo Nome. Este botão (fita cassete) quando pressionado
indicará ao Doctor's para uma busca fonética do nome do paciente. Isto
significa que caso o nome LUIZ seja procurado, por exemplo, o Doctor's trará
LUIZ, LUIS, LUÍS. Isto diminuirá a chance da secretária não encontrar uma
ficha devido a problemas de grafia ou acentos.
Criado cadastro de
Profissões. Campo Profissão na ficha de cadastro permite escolha através de
lista. Pressionando INS o cadastro é aberto.
Criado cadastro de Cidades.
Campo Cidade, Procedência e Naturalidade na ficha de cadastro permitem
escolha através de lista. Pressionando INS o cadastro é aberto (ou
manutenção pode ser feita pelo menu Cadastro | Tabelas | Cidades.
Doctor's agora permite a
busca de pacientes por diversos critérios. Quando se clica no botão Procura,
a maioria dos campos não são mais desabilitados, permitindo ao usuário
digitar diversos valores de pesquisa, por exemplo NOME + PROFISSAO, ou NOME +
ENTRADA + INDICAÇÃO.
Na ficha de cadastro, alguns
campos ficaram mais inteligentes (Naturalidade, Procedência, Cidade,
Profissão, Indicação). Nestes campos, ao se começar a digitar uma palavra,
o Doctor's tenta "adivinhar" qual palavra é, e já completa a
frase. Caso não seja a palavra desejada, apenas continue digitando sem se
preocupar com a palavra que apareceu. O Doctor's "sabe" como
completar a palavra baseando-se nos novos cadastros que existem para estes
campos (opção Cadastro | Tabelas, no menu principal). Sempre que desejar
incluir um novo valor em qualquer das listas destes campos
"inteligentes", vá para a opção correspondente no menu ou
pressione a tecla INS quando estiver dentro do campo.
A busca da ficha de cadastro
agora inclui os valores dos campos preenchidos na pesquisa (critérios) na
relação mostrada. Os campos que possuem qualquer informação no momento da
busca, terão o conteúdo mostrado na lista (uma coluna será criada na
tabela). Por exemplo, se na busca o usuário preencheu o campo ESTADO com GO,
na lista aparecerão todos os pacientes que satisfazem a condição, sendo
também criada uma coluna a mais com o conteúdo do campo ESTADO. Desta forma,
a busca pela ficha pode ser usada como uma alternativa viável aos
relatórios, sendo muito mais prática e rápida. Caso o usuário queira que
um determinado campo da ficha apareça na lista, mas não quer filtrar os
valores daquele campo, coloque o sinal de * (asterisco) no campo.Por exemplo.
Para saber todos os paciente do estado de Goiás com os respectivos cônjuges:
1. Clique no botão Procura,
digite no campo ESTADO o valor desejado (GO)
2. Clique no campo Cônjuge e
digite * (asterisco), indicando que você apenas deseja que este campo
apareça na listagem.
3. Pressione ENTER ou clique
novamente em Procura.
O recurso do * pode ser usado
em quase todos os campos, com exceção dos campos de data, categoria, cor,
sexo e estado civil.
IMPRESSOS
Impressos usam interface
comum de impressão, herdada do receituário. Desta forma recursos como
Mensagens, inserção automática dos itens do impresso e da inserção
completa do texto agora são comuns a todos os impressos.
Informações do Atestado,
Pedido de Exame, Recibos e Pedido de Guia podem agora ser alterados antes da
impressão.
Novo editor de textos para os
impressos, com a inclusão de recursos sofisticados de edição, incluindo
justificação de texto, formatação, inserção de imagens, cores e etc.
No cadastro de medicamentos,
Doctor's agora permite ao usuário criar lista de valores possíveis
associadas às macros de descrição de receita.Por exemplo, antes desta
versão, usuário podia usar o caractere @ para indicar que o Doctor's deveria
substitui-lo por um valor digitado no momento da emissão da receita. Por
exemplo:
Tomar @(Dosagem) comprimidos
de 4/4 horas.
Agora, você também pode
especificar:
Tomar @(Dosagem,1)
comprimidos de 4/4 horas.
Isto indicará ao sistema que
o valor normal para a dosagem é 1, não sendo necessário se digitar nada
quando a janela é aberta, apenas um ENTER, já que o valor indicado já é
inserido automaticamente. Para indicar outra dosagem, apenas digite o valor
desejado.
Tomar @(Dosagem,1,2,3)
comprimidos de 4/4 horas.
Neste exemplo, Doctor's dará
ao usuário uma lista de escolhas, facilitando a digitação.
Outro exemplo:
ARTRIL @(Gramas,300,600)
.......................... 1 Cx.
Tomar 1 comprimido V.O. às
refeições.
Na prescrição, Doctor's
dará ao médico opção de escolher entre Artril 300 ou 600g.
Pedido de Exames agora
suporta transferência automática dos exames selecionados para um atributo do
histórico, facilitando a digitação.
Acrescentado na receita e no
cadastro de medicamentos botão que permite ao médico gerar automaticamente
as prescrições dos medicamentos.
Criada opção na janela de
emissão de receita oftalmológica "Obter valores para receita do
atributo atual". Isto permite indicar ao sistema que os valores serão
obtidos do atributo atual mas inseridos em outro atributo (usando-se a opção
"usar sempre atributo ...". Desta forma, o médico poderá clicar no
atributo Refração Dinâmica ou Refração Estática (dependendo do caso),
obtendo os dados deste atributo, mas após imprimir a receita, os dados serão
inseridos no atributo que armazenará a receita (RX ou Óculos, ou qq outro
determinado pelo usuário).
Na Receita Oftalmológica,
criado tabulador que permite ao médico visualizar facilmente a receita
anterior do paciente. Criado também botão Transferir, que transfere o
conteúdo da receita anterior para a receita atual.
MANIPULAÇÃO DE IMAGENS
Doctor's utiliza janela
padrão para inserção de imagens no histórico e em outras partes do
sistema. Doctor's agora permite a captura de imagens via Scanners, Filmadoras,
câmeras digitas diretamente pelo sistema, desde de que estes dispositivos
obedeçam o padrão TWAIN de captura de imagens. Isto tornará a inserção de
imagens no histórico e em todo o sistema muito mais fácil e rápida.
Criado suporte na captura de
imagens para capturar para um mosaico de várias imagens. Geralmente usuário
irá capturar uma série de imagens de uma só vez, e somente depois
transferir uma ou mais imagens para o histórico. Sem este recurso, teríamos
que repetir a operação de anexar imagens diversas vezes.
Criado suporte no histórico
para inserção de diversas imagens em um único atributo do histórico. Isto
complementa o recurso acima de captura de diversas imagens. Sem esta mudança,
diversos atributos deveriam ser usados para capturar seqüências de imagens
dos pacientes. Este recurso só está disponível para imagens anexadas de
forma normal, não para imagens embutidas.
Criado botão para inserção
de fotos (imagens) na ficha de cadastro. Poderão ser inseridas qualquer tipo
de imagem, incluindo a foto do paciente. Doctor's suporta agora os formatos
JPG, BMP, TIFF, TGA e DIB. As imagens são sempre gravadas em formato JPG, com
compressão automática, reduzindo o espaço necessário para armazenar as
imagens.
Banco de imagens do Doctor's
suporta arquivos do tipo BMP, DIB, JPG, GIF, TIFF e TGA e outros.
Criado botão (...) na janela
de visualização de imagem que permite a edição da imagem selecionada.Com o
pressionamento do botão, uma barra de ferramentas gráfica será mostrada,
permitindo a rotação da imagem, espelhamento, manipulação do contraste e
do brilho, duplicação da imagem, impressão, salvamento e outras funções
de manipulação de imagens, tudo isto sem ser necessário sair do Doctor’s
e utilizar outro programa gráfico.
LISTA DE ESPERA E
ATENDIMENTO
Na lista de espera, criada
opção "Não retirar paciente da lista de espera ao chamar". Isto
permite ao usuário chamar um paciente sem que este saia da lista de espera.
Criada também opção que automaticamente coloca o paciente no final da lista
ao ser chamando, acrescentando quantas vezes o paciente já entrou no
consultório. Útil em situação em que o paciente deve entrar várias vezes
ao consultório (como em consultas oftalmológicas).
Na janela de visitas,
acrescentado painel mostrando o número de visitas e acrescentada coluna Hora,
contendo a hora que o paciente chegou na clínica.
Doctor's agora grava, no
momento em que o médico chama o paciente pela lista de espera, a hora em que
o paciente foi atendido. Isto possibilitará ao sistema gerar estatísticas
relativas ao tempo médio de espera dos pacientes.
Na lista de espera, se
opção "Enviar sempre para estação" estiver ligada e nenhuma
estação escolhida, quando paciente é chamado, nenhuma mensagem é mostrada.
Isto permite funcionamento em lugares onde o médico não envia mensagens para
a Secretária. Clicando-se DEL na lista de estações limpa a lista.
Acrescentado tabuladores na
janela de lista de espera mostrando os nomes dos últimos 9 médicos acessados.
Isto facilitará a visualização da espera principalmente em locais com
muitos médicos
FATURAMENTO E CONTROLE DE
DESPESAS
Doctor’s agora suporta
número ilimitado de tabelas para lançamento de despesas. Desta forma,
usuário poderá criar diversas tabelas, incluindo uma para cada convênio
Cada tabela pode usar uma moeda diferente (CH ou Real) e pode ser baseada em
outra tabela, evitando-se de digitar valores que são iguais a uma outra
tabela. O usuário poderá, por exemplo, criar uma tabela para um convênio
baseada na tabela da AMB. Caso o convênio cobre valores diferentes para algum
procedimento, o usuário deverá apenas alterar os valores que são
diferentes.
Doctor’s permite criação
de tabelas de preços para TAXAS e MATERIAIS/MEDICAMENTOS de forma separada
das tabelas de procedimentos.
No cadastro de categorias,
agora Doctor’s permite especificar separadamente quais tabelas serão usadas
para Procedimentos, Taxas e Materiais.
Acrescentado campo CH no
cadastro de categorias. Isto permite ao usuário especificar mais facilmente o
valor do CH usado pelo convênio, sem ser mais necessário usar o campo "Fator
multiplicativo" para fazer conversões de valor.
Criado novo formato para
janela de lançamento de despesas. Agora é possível se lançar separadamente
os honorários médicos, indicando participação no procedimento de cada
médico (Cirurgião principal, auxiliar etc) e percentual. O Doctor’s
realiza agora o calculo automático dos honorários para cada profissional. É
possível também indicar para cada procedimento lançado a via de acesso do
procedimento (quando mais de um).
No lançamento de despesas,
Doctor’s agora permite escolher simultaneamente mais de um procedimento,
medicamento/material ou taxa (marcando vários com um X). Isto facilitará o
lançamento de despesas pois permite ao usuário selecionar diversos itens de
uma só vez.
No lançamento de despesas,
criada coluna adicional no lançamento de honorários que permite repassar os
honorários para outra pessoa. Este recurso é útil quando um médico não é
credenciado pelo convênio, mas a clínica é (ou outro médico). No
faturamento é mostrado o médico conveniado, mas através de um relatório de
repasses será possível obter total que foi repassado para cada médico.
Na impressão da janela de
despesas, é possível agora totalizar separadamente os materiais e
medicamentos por local de uso (UTI, CENTRO CIRÚRGICO, AMBULATÓRIO, LEITO,
ETC). É possível agora indicar, para cada item, onde ele foi usado. Este
recurso é muito útil para emissão de faturas para convênios que exigem o
total separado por local.
Criada opção da impressão
de despesas que permite a quebra e totalização das taxas por tipo da taxa
(Diárias, Oxigênio, Taxas de Sala, etc ...), o que é exigido por alguns
convênios.
MODIFICAÇÕES GERAIS
Na impressão da ficha de
cadastro, criada opção para imprimir etiquetas, envelopes e textos para o
paciente atual. Este recurso é útil para impressão de etiquetas para serem
pregadas na ficha de cadastro, impressão de envelopes para resultados de
exames ou qualquer outra impressão com dados específicos do paciente atual.
Doctor’s agora já é
acompanhado com lista com centenas de formatos de etiquetas mais comuns (AVERY
e PIMACO). Desta forma, usuário apenas escolhe formato de etiqueta correto em
uma lista, não necessitando configura-la manualmente.
Diversas novas opções no
envio de mensagens
- enviar mensagens para todas
as estações ao mesmo tempo
- mensagens urgentes
- pedir ao sistema para
enviar um "recibo" quando o destinatário ler
a mensagem
- mensagem válida somente
hoje
- mensagem válida se lida
nos próximos "X" minutos
- opção de não fechar a
janela após enviar a mensagem. Útil para enviar
a mesma mensagem para várias estações
Criados botões no envio de
mensagens que permitem enviar mensagens não só para estações, mas para
usuários e grupos de usuários.
Suporte a mais de um CID.
Permite escolha entre CIDs diferentes e permite ao usuário criar novas
tabelas.
MÓDULOS ADICIONAIS E
RELATÓRIOS
Criado recurso no módulo de
emissão de relatórios que permite a instalação fácil de novos relatórios
automaticamente ao sistema. Eles são chamados de relatórios instaláveis.
Diversos deles já acompanham nova versão, como relatórios de internação,
pagamentos, faturas de convênios e outros. Novos relatórios estarão
disponíveis na Internet e poderão ser baixados facilmente.
Módulo de Relatórios
permite a escolha de qual campo deverá ser usado para ordenar o relatório. A
ordem do relatório poderá ser qualquer campo escolhido para ser impresso.
Acrescentados novos campos
para impressão no emissor de relatórios (Cidade, Estado, Cep)
Diversas opções de
configuração do relatório estão agora disponíveis para um maior número
de relatórios. Por exemplo, agora é possível se escolher quais campos
serão mostrados em um relatório de caixa. Podemos também fazer análise por
períodos de praticamente todos os relatórios do sistema.
Acrescentada opção
"Inserir quebras" no emissor de relatórios, que efetua uma quebra
no relatório no campo de ordenação selecionado.
Acrescentada opção
"Totalizar valores" no emissor de relatórios, que se estiver ligada
totaliza os campos "valor a pagar" e "Valor pago". Se a
opção "Inserir quebras" estiver marcada, a cada quebra a
totalização da quebra é mostrada.
Criado novo relatório no
Doctor’s: "Relatório de referência cruzada". Este relatório
permite visualizar diversas informações de diversas formas diferentes. Útil
para comparar evolução de convênios em um período, comparar atendimentos,
indicações de colegas médicos e outras.
Criada opção nos relatório
que permite "filtrar" pacientes por diversos critérios diferentes,
como CIDADE, ESTADO, INDICAÇÃO, FAIXA DE DATAS, SEXO e outras. Praticamente
qualquer relatório do Doctor’s pode ser filtrado.
Criados novos recursos para
se formatar o lay-out de saída dos relatórios. Usuários poderão agora
indicar mais facilmente a forma como os relatórios serão impressos.
Criado relatório de
repasses, que permite ao usuário verificar todos os valores que foram
repassados para um determinado profissional. Este relatório é usado quando,
na emissão de despesas, um determinado médico não é credenciado pelo
convênio, mas atende um paciente. Neste caso, o faturamento é feito em nome
da clínica e é marcado que o valor deve ser repassado para determinada
pessoa.
Criados novos relatórios de
faturamento, com o formato da fatura preparado para atender a necessidade dos
principais convênios existentes.
Emissor de Laudos agora
suporta recursos avançados de edição de texto, como justificação, tipos
de letras, formatações (negrito, itálico), cores, inserção de imagens.
Emissor de Laudos suporta
diversos formatos de laudos para um único procedimento (exame). Isto
significa que poderão ser criados mais de um modelo normal (padrão), ou
modelos patológicos para um mesmo procedimento.
Almoxarifado agora permite a
criação de diversas tabelas de preços, onde pode poderemos indicar o
código do item em cada uma das tabelas separadamente.
E MUITO MAIS ...
Antes mesmo de clicar no
botão Espera você já sabe quantos pacientes o estão aguardando.
Chame o paciente com apenas um click do mouse.
Não sabe se o nome do
paciente é com "Z" ou com "S" ou se está acentuado ou
não ? Esqueça. O Doctor's agora sempre encontra o paciente desejado.
Crie uma lista com as
cidades que você mais atende pacientes, as profissões mais comuns e os
médicos que mais lhe indicam pacientes. Na ficha de cadastro, apenas digite
um pedaço destes dados e Doctor's completará o resto automaticamente.
Insira imagens de qualquer
formato (JPG, GIF, TIFF, TARGA, PCX) no histórico. Agora você também pode
inserir várias imagens em um único atributo. Abrindo as imagens você tem um
mosaico onde poderá facilmente compará-las. Capture estas imagens
diretamente do scanner ou câmera digital.
Use diversos cadastros de
CID simultaneamente (CID-9, CID-10) e crie seus próprios subconjuntos somente
com patologias da sua especialidade.
O medicamento que você
quer prescrever não está cadastrado ? Gere a prescrição de um novo
medicamento automaticamente, sem digitar nenhuma letra.
Coloque a foto do paciente
diretamente na ficha de cadastro, ou insira diversas fotos na ficha que são
facilmente acessíveis.
Personalize informações
úteis para serem mostradas nos impressos. Visualize Peso, Pressão, DUM, DPP
ou qualquer outra informação
diretamente nas janelas de impressão.
Você quer atender um
paciente pela lista de espera mas quer que ele continue lá após chamá-lo,
apenas marque uma opção. Após atendê-lo quer que ele vá para o fim da
lista. Temos está opção também.
Para uma lista mais detalhada
das modificações da nova versão clique aqui.
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