Características
Técnicas
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O Doctor's Office foi totalmente concebido para
o ambiente gráfico Microsoft Windows, não estando preso a amarras impostas
pela compatibilidade com versões anteriores para outros ambientes. Graças a
isto, também, os projetistas do sistema puderam aproveitar ao máximo os
recursos de interface que este ambiente oferece.
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Gerenciamento de Dados
A escolha de qual formato de gerenciamento
dos dados o Doctor's usaria foi feita com o máximo cuidado, de forma a
garantir segurança e desempenho ao acesso aos dados armazenados.
Os recursos que merecem destaque do banco de
dados utilizando pelo sistema:
- Alta tolerância a falhas (incluindo
falhas de força)
- Baixo consumo de memória e de recursos do
sistema
- Recursos de Logging, Rolling-Back e
auditoria internos
- Transações
- Criptografia Interna
- Versão Cliente/Servidor disponível
Caso deseje conhecer mais sobre o banco de
dados usado pelo sistema,
leia este artigo técnico no nosso site.
Interface
O Doctor's Office possui uma interface
moderna, onde o principal objetivo foi torná-la o mais intuitiva quanto possível.
Este objetivo foi atingido com o uso de ícones, menus pop-up, uso do botão
direito do mouse e utilização da linguagem do usuário em detrimento da
linguagem técnica.
De forma a agilizar a utilização, atalhos
para o uso com o teclado foram criados, em especial usando-se as teclas de função.
Para facilitar a movimento pelos campos, as teclas UP e DOWN do teclado, alem
do ENTER foram simuladas (alem das teclas TAB e SHIFT-TAB).
O sistema possui uma barra de ferramentas com
acesso rápido as principais funções. As principais janelas do sistema usam
a tecnologia de múltiplos documentos, chamada MDI (Multiple Document
Interface). Isto permite que diversas janelas sejam abertas simultaneamente e
quando iconizadas, permanecem na área de trabalho do sistema.
Centenas de testes de usabilidade foram
efetuados com diversos usuários de forma a minimizar o esforço no uso do
programa. Com isto, a interface se tornou de uso intuitivo e agradável.
Flexibilidade
Devido a grande diversidade de especialidades
médicas, o Doctor's foi construído de forma a ser flexível, permitindo ao
usuário configurá-lo de acordo com suas necessidades.
O ponto mais crítico em um sistema médico
é o manuseio das informações clínicas dos pacientes. Cada especialidade
necessita armazenar informações diferentes sobre seu paciente, e mesmo
profissionais de uma mesma especialidade possuem formas de trabalho e
necessidades diferentes.
Os sistemas médicos existentes abordam este
problema de 2 formas: ou é fixado quais informações o médico tem disponível
para o preenchimento ou o médico realiza a digitação em um campo de texto
livre.
As duas abordagens possuem defeitos graves. A
primeira (campo fixos), poda a criatividade e diferenças existentes entre os
profissionais, tornando impossível a utilização destes sistemas por
especialistas com necessidades especificas.
Ou seja, o profissional deve se adaptar ao
programa, e não o contrário. A segunda (texto livre) transforma o sistema médico
em simplesmente um fichário eletrônico, já que devido as diferentes
naturezas das informações armazenadas em um mesmo campo, impossibilitam
completamente a criação de relatórios ou estatísticas confiáveis sobre as
informações arquivadas.
O Doctor's Office usa o melhor de cada
abordagem. Ele permite que o próprio médico defina quais informações ele
deseja armazenar sobre seus pacientes. Isto é chamado de Formato de Histórico.
O médico pode criar vários formatos de histórico,
dependendo das suas necessidades. É como se programa permitisse ao usuário
criar diversos modelos de arquivos, com campos diferentes, e um mesmo
pacientes pudesse possuir informações em vários destes ao mesmo tempo. Na
verdade, todas as informações são armazenadas juntas, em uma única tabela,
utilizando-se uma estrutura de dados interna complexa. No entanto, do ponto de
vista do usuário, esta tarefa é feita naturalmente pelo médico em poucos
segundos.

Alem de estender a flexibilidade ao máximo,
o sistema permite a criação de estatísticas (relatório e graficamente) de
qualquer informação armazenada (inclusive as criadas pelo próprio usuário),
permitindo também o cruzamento de quaisquer informações.
De forma a tornar mais confiáveis as estatísticas,
o sistema permite ao médico criar listas de valores mais comuns para cada
informação do histórico. Assim, quando o médico for descrever as queixas
do paciente, por exemplo, ele não necessitará usar o teclado para preencher
o campo, o sistema mostrará uma janela contendo um lista de queixas mais
comuns. O usuário poderá então escolher uma ou mais opções na lista, que
serão automaticamente incluídas na história do paciente. Alem disto, na
geração das estatísticas o sistema utiliza um algoritmo fonético que
minimiza os erros de digitação.

Exemplo de lista para diagnósticos
freqüentes
Esta flexibilidade, aliada ao recurso de
recuperação simples destas informações armazenadas, permite que qualquer médico,
de qualquer especialidade e de qualquer nacionalidade, simule no sistema
facilmente a sua forma atual de trabalho.
Exportação/Importação de dados
O Doctor's possui rotinas próprias para a
importação de dados de pacientes/históricos vindos de outros softwares. O
Doctor's importa os dados que foram previamente exportados para um arquivo
texto com as informações organizadas no formato de importação próprio.
O Doctor's também pode exportar diversas de
suas estruturas de dados para este formato de arquivo texto, que pode ser
facilmente convertido para qualquer outro formato desejado. Alem de texto, o
Doctor's Office também permite exportação da maioria dos seus arquivos para
formato XML, um padrão mundial para troca de informações.
Alem disto, todos os relatórios emitidos
pelo sistema, podem ser facilmente exportados para um formato texto aceito
pela maioria dos programas (incluindo bancos de dados, planilhas eletrônicas
e editores de texto).
Os gráficos estatísticos também podem ser
exportados através da área de transferência do Windows, ou exportação
direta para arquivo (extensão .WMF). |