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  Docsync - Sincronizando dados
O Doctor´s Office possui uma ferramenta de sincronização de informações de pacientes chamada DocSync. Com ele é possível mantermos sincronizados dados de dois ou mais Doctor's Office situados em locais diferentes. O sincronismo pode ser feito através de uma ligação de rede, ou através de um meio intermediário de armazenamento, que conterá as mudanças entre os dados sincronizados. Este sincronismo permite que somente as informações alteradas e que não estejam no outro sistema sejam copiadas. Nenhum dado é perdido, e os dois sistemas ficam idênticos com relação a informações de pacientes. Isto permite que médicos que atendem em mais de um local usando um Notebook possam manter os dados sempre atualizados em todos os locais 
Como o Docsync pode ser usado

Um grande problema enfrentado pelos médicos ocorre quando estes estão em suas residências e os pacientes ligam com alguma queixa. Com o Doctor´s Office, caso o médico tenha outro Kit Principal, é possível a visualização da ficha clínica destes pacientes em casa e os dados do atendimento serem acrescentados normalmente. Depois, basta que estes dados sejam sincronizados com a clínica usando o DocSync. Na clínica, após os atendimentos terem sido feitos, os dados alterados podem ser levados para casa e novamente sincronizados, permitindo que nos dois locais os dados sejam idênticos. Outro problema freqüente surge quando o médico atende em mais de uma clínica ou cidade. Nestes casos, também será possível usar o DocSync para sincronizar os dados das clinicas. Podemos usar um notebook, um Zip Drive ou um chaveiro de memória flash para permitir o sincronismo. Com o DocSync, o médico sempre estará com seus dados atualizados.

Sincronismo automático

Outra vantagem do Docsync é o sincronismo automático. Com este recurso o usuário poderá programar o intervalo de tempo que será feito o sincronismo, permitindo até mesmo sincronismo automático a cada minuto.

O usuário poderá também fazer sincronismo via internet. Este sincronismo é feito através de redes privadas virtuais (VPN), de forma totalmente segura. Com esta ferramenta o médico poderá sincronizar uma clínica matriz e filiais, de forma automática e transparente.

Observações importantes sobre o DocSync – Sincronizador de Dados

Para iniciar o sincronismo de dados usando o DocSync, deve-se planejar os seguintes fatores:

Backup das duas bases de dados: Faça um backup das duas pastas DOCTORS antes de iniciar o sincronismo. O sincronismo, se configurado incorretamente, ou feito de uma forma incorreta, pode copiar dados indesejados.

Pausa na utilização do Doctor’s Office: Como o processo de sincronismo consiste na atualização dos dados, o sistema não poderá ser utilizado. Caso contrário, o sincronismo não será válido, pois já existirá uma pasta DOCTORS (a pasta que está sendo usada) mais atual. Planeje um dia em que seu ambiente de trabalho esteja disponível para este intervalo.

Um sincronismo de um banco de dados pequeno, como um Doctor’s Office utilizado apenas por um médico, será feito rapidamente. Porém, um sincronismo envolvendo um banco de dados de uma clínica grande, com vários médicos usuários do sistema, terá um tempo de processamento maior, não sendo talvez viável um sincronismo de dados diário, pelo tempo em que o seu Doctor’s Office não poderá ser utilizado.

Utilizando o DocSync

Para fazer o sincronismo de dados através do utilitário DocSync, siga as orientações abaixo:

1. Vá até o servidor de seu Doctor’s Office. O seu servidor é o computador no qual foi instalado seu Kit Principal do sistema.

2. Faça uma cópia da pasta DOCTORS que é utilizada. Como podem existir várias cópias da pasta em seu computador, por backups anteriormente feitos, para identificar qual é a pasta correta, verifique a data de modificação dos arquivos de dados – arquivos de extensão DAT, encontrados na pasta \DOCTORS\DADOS – e o local que o atalho de seu Doctor’s Office, encontrado na área de trabalho, está apontando (o atalho poderá apontar para um diretório diferente, por isso, verifique a primeiro momento a data de modificação dos arquivos, conforme anteriormente orientado).

3. Faça uma cópia da pasta DOCTORS remota, no disco do computador, em dois locais: Uma cópia para backup, e uma para o sincronismo de dados.

4. Abra o Doctor’s Office de Módulo Consultório – vide DOCTORS\DOCTORS.EXE. Entre com seu  usuário médico, ou com um usuário SUPER. No menu superior, selecione Utilitários | Outros | DOCSYNC – Sincronizar informações entre sistemas Doctor’s Office. Será aberta a janela do utilitário conforme imagem abaixo:

5. Clique em Próximo >>.. A janela abaixo será apresentada:


6. A opção
Sincronizando poderá ser alterada caso você esteja logado no sistema como SUPER. Caso contrário, o utilitário irá trazer somente a opção de sincronizar os dados do médico logado no sistema. Você pode sincronizar os dados de um médico específico, ou de todos os médicos. Selecione a opção desejada.

7. Conforme foi feito no passo 2, iremos marcar a opção Sincronizar com outro Doctor’s Office em rede ou em outra pasta, e indicaremos o caminho da pasta DOCTORS remota no campo Caminho.

8. Por fim, indique se todos os pacientes cadastrados em seu Doctor’s Office serão sincronizados, ou apenas determinados pacientes. Clique em Próximo >>. A janela abaixo será apresentada:

9. No campo de médicos, você informará ao utilitário se algum usuário médico possui código diferente nos dois bancos de dados. O código pode ser diferente pelo fato da ordem de cadastro dos usuários médicos: Caso o Dr. João for o primeiro médico a ser cadastrado no banco local, e o quarto a ser cadastrado no banco remoto, eles terão códigos diferentes. Para verificar qual o código do médico em seu Doctor’s Office, vá até o menu Módulos | Configura Sistema | Botão "Médico". Após indicar todos os médicos necessários, clique em Próximo >>.

10. A próxima janela apresentada solicitará um relacionamento semelhante ao anterior, porém, relacionado às
categorias cadastradas em seu Doctor’s Office. Clique em Próximo >> após configurá-los.

11. Selecione agora os dados a serem sincronizados. A quantidade de dados sincronizados afeta diretamente o tempo de processamento do DocSync. Clique em Próximo >>. A janela seguinte será apresentada:

12. Você irá selecionar qual base de dados deverá ser "acoplada" a outra. Preferencialmente, sincronize a menor base de dados para a maior base de dados. Exemplo: A pasta local (C:\DOCTORS) corresponde a uma clinica de vários médicos, e a pasta remota corresponde a um Doctor’s Office utilizado em casa, para pequenas alterações. Assim, marque apenas a opção Sincronizar: ‘remoto ---> local’ e clique no botão Sincronizar.

13. O processo de sincronização será iniciado. Aguarde o término, e consulte seu Doctor’s Office.
 

Dicas:

Para conferir se seus pacientes foram corretamente sincronizados, utilize os relatórios do sistema, para contagem de fichas, nas duas bases de dados, comparando o antes e depois do processo de sincronismo.

Para evitar que alguém abra o sistema durante o processo de sincronismo nas estações, você poderá utilizar o Servidor do Doctor’s Office, encontrado ao lado do relógio da barra de ferramentas do Windows, marcando a opção "não permitir logins".

Entre em contato com nosso Suporte Técnico, caso tenha mais dúvidas sobre como utilizar o utilitário DocSync.